Como lidar com os adolescentes

De repente seu filho que era tão comunicativo, alegre e carinhoso está mal-humorado, cheio de segredos e sarcástico. O que aconteceu com aquela criança tão doce? Resposta: a adolescência. Vamos jogar um pouco de luz neste assunto para tentarmos compreender o porquê de tanta transformação.
 
 

Um breve esclarecimento

 
Adolescência é uma fase marcada por transformações físicas e psicológicas muito intensas e imprevistas, caracterizando a passagem progressiva da infância para a idade adulta, costuma ser considerada entre os 11 e 21 anos. Até o século passado, a faixa de idade da adolescência era de 13 a 18 anos. Porém a partir do século 21, este período se ampliou com a precocidade das crianças e a maturidade tardia dos adolescentes e ficou definida entre 11 e 21 anos. Estudos atuais apontam para a idade de 25 anos como o final efetivo da adolescência. A criança não entra direto na adolescência, ela passa primeiro pela puberdade, que é a fase inicial, ou seja, a pré-adolescência.  É durante a puberdade (entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e 14 entre os meninos) que ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais e estes ficam preparados para a reprodução.
 
 
transformacoes da adolescencia
 

O corpo em transformação

 
Tantas transformações, em um curto período, traz grandes mudanças repentinas na estrutura corporal da criança. É, portanto, natural que eles fiquem ansiosos por sua aparência durante esta fase, uma vez que costumam se comparar entre eles e com seus ídolos. As transformações são físicas e psicológicas, e os adolescentes começam a formar sua identidade.
 

1. Transformações Físicas

 
transformaçoes fisicas meninosHomens: Crescimento rápido, em média os meninos ganham cerca de 9,5 cm por ano. Aparecimento de pelos pubianos, crescimento do pênis e testículos,  surgimento do pomo de Adão e a primeira ejaculação. O corpo  se torna mais forte, com ganho de massa muscular, principalmente em regiões de braços, pernas e tórax. Apresentam um aumento de capacidade física, notadamente cardiovascular e pulmonar. O crescimento da laringe provoca a variação de voz e se estabiliza com o engrossamento da voz. Em decorrência das mudanças hormonais, há aumento da oleosidade da pele e dependendo da herança familiar, a acne pode aparecer em maior ou menor intensidade, merecendo tratamento individualizado.
 
mudancas fisicas das meninasMulheres: Crescimento rápido, em média as meninas crescem 8,3 cm por ano, mudanças hormonais, menarca (a 1ª menstruação), desenvolvimento das glândulas mamárias, surgindo os seios, aparecimento de pelos pubianos e nas axilas, crescimento dos quadris, afinamento da cintura, dando formas femininas ao corpo. A voz fica mais fina. Em decorrência das mudanças hormonais, há aumento da oleosidade da pele e dependendo da herança familiar, a acne pode aparecer em maior ou menor intensidade, merecendo tratamento individualizado. Mesmo sabendo que é só por uma fase, isso tem um impacto negativo importante na autoimagem dos jovens.
 
 

2. Transformações Psicológicas

 
adolescentes em criseOcorrem significativas mudanças hormonais no corpo, que acabam influenciando diretamente no comportamento dos adolescentes. Eles podem variar muito e rapidamente em relação ao humor e comportamento. Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça são comuns entre muitos adolescentes neste período. Por se tratar de uma fase difícil, é importante que haja compreensão por parte de pais, professores e outros adultos. O acompanhamento e o diálogo neste período são fundamentais. É a ambivalência que causa estresse e conflitos emocionais tanto nos adolescentes quanto nos seus pais. A causa da ambivalência são as conexões neuronais imaturas entre habilidades emocionais, físicas e mentais que explica a impulsividade, falta de julgamento e explosões emocionais episódicas observados em adolescentes. Outra característica comum, é a necessidade de fazer parte de um grupo. As amizades são importantes e dão aos adolescentes a sensação de fazer parte de um grupo de interesses comuns.
 
 

3. Em busca da Identidade

 
transformacoes psicologicas da adolescenciaÉ na adolescência que inicia a busca pela identidade. Para ajudar  a entender o seu filho, Les Parrott, Ph.D., professor de psicologia, classifica 5 formas mais comuns, nas quais os adolescentes demonstram suas lutas em busca da identidade.
 
1. Através de símbolos de status ele tenta estabelecer-se através de prestígio – usando as roupas certas, mostrar posses,  a partir de celulares e óculos de sol. Estes símbolos ajudam a fortalecer a identidade e expressar afinidade com grupos específicos.
 
2. Através de comportamentos proibidos eles acham que parecem maduros e que isso trará reconhecimento e aceitação. Eles começam engajar-se em práticas que associam a idade adulta e prazeres, como fumar, beber, usar drogas e praticar atividade sexual.
 
adolescentes em busca de identidade3. Através de rebelião demonstram separação, assim eles podem mostrar que são diferentes dos pais e figuras de autoridade, mantendo a aceitação de seus pares.
 
4. Através de ídolos, celebridades tornam-se modelos para os adolescentes que estão procurando uma maneira de experimentar diferentes papéis. Eles podem se identificar com uma figura conhecida, tentando se tornar como essa pessoa, podendo apossar-se de suas próprias identidades. Essa identificação com uma personalidade bem conhecida dá ao adolescente um sentimento de pertencimento.
 
5. Através de exclusão, muitas vezes podem ser intolerantes na exclusão de seus pares. Uma vez que eles estão constantemente tentando definir e redefinir-se em relação aos outros, eles não querem ser associados com qualquer um que tenha características inaceitáveis ​​ou pouco atraentes. Eles tentam fortalecer as suas próprias identidades, ao excluir aqueles que não são como eles gostariam de ser.
 
 

Fases de desenvolvimento e suas características

 
 
adolescentes 13 anos1. Pré-adolescência – 10-13 anos: Está preocupado em estar na moda, amizade torna-se o mais importante. Mostra-se mais assertivo, com os pais, sobre a sua própria opinião, começa a entender as regras de grupos sociais, embora não os princípios por trás delas.
 
2. Adolescência – fase 1 -13-15 anos: Querem deixar para trás a infância e começar a conhecer o mundo adulto que se aproxima, buscam conhecer as consequências de ser, incertezas e indecisões sobre o caminho que gostariam de seguir, tornam-se questionadores, especialmente com os pais, ainda não são críticos sobre as relações.
 
adolescentes de 17 anos3. Adolescência – fase 2 – 15-17 anos: Formam sua identidade sexual, com sentimento e desejo sexual. Desenvolvem uma inclinação para experimentar o papel sexual recém-adquirido, mas o medo de ser ridicularizado os detém. Formam a identidade social fora da família, aumentam a rede social, que inclui um número de adultos significativos, começam a contar com os pais, o que é um passo no sentido de maturação. Em 1965, Winnicott, o pioneiro psicanalista infantil, explicou que esta fase é de desenvolvimento de dependência madura.
 
4. Adolescência – fase final – 18 – 20 anos: Alcança a independência emocional. Estabelece uma identidade de trabalho satisfatório, o que dá um impulso para a auto estima, melhora a competência, a capacidade de manter esforço sustentado e apresenta metas realistas. Associação com os adultos, escolhidos dentre a família imediata, a identidade com o trabalho é firmemente estabelecida, a identidade sexual é estabelecida, preferência por atividades em grupo com os pares.
 
 

 

  • Leia fases da vida.
  • Relaxe, os adolescentes tem seus motivos para serem como são.
  • Escolha as batalhas, não brigue a toa. Fique de olho e esteja a disposição.
  • Respeite as escolhas deles, caso ofenda valores e crenças, converse e pontue o motivo da má escolha.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana