Como “domar” seu cãozinho

Brincadeira a parte, realmente não é tarefa fácil adestrar seu filhote, e olha que não estou falando do senta, deita, rola e finge de morto não. As simples atividades do dia a dia, como fazer as necessidades nas horas e locais certos, não estragar móveis e outros objetos que não são seus brinquedos entre outros. Vamos tentar acalmar os pais de primeira viagem e mostrar os principais ensinamentos que os adestradores sugerem para que seu cãozinho não destrua a sua casa.
 
 
cao mordendo pe
 

O começo

 
Então você está todo feliz, com seu cãozinho filhote, cheio de amor para dar, mas eis que a realidade bate a porta. Bem-vindo! Este é um problema bastante comum. Os filhotes usam suas bocas como um meio de explorar o mundo em torno deles, assim como os bebês. A mastigação é um comportamento normal para filhotes, praticamente uma necessidade. Mas torna-se um comportamento indesejável quando começam a estragar objetos como sapatos, móveis, ou até machucar suas mãos e pés. Caso você não corrija este hábito, ele pode levar a destruição de muitos dos seus móveis, calçados, roupas entre outros, além de criar problemas de saúde e abalar o vínculo humano-animal.
 
 
sorriso do cão
 

A dentição canina

 
Os dentes de um cão entram em erupção entre a 3a e a 8a semana. Entre o 4o e o 6o mês de vida, estes dentes serão gradualmente substituídos por dentes permanentes. A dentição é um processo doloroso e os filhotes começam a roer mais durante este período, pois sua gengiva ficam muito irritadas e o ato alivia o desconforto. Mas se não for corrigido, pode se tornar um hábito inadequado.
 
 
cachorro roendo celular
 

5 passos para corrigir o mau hábito

 
São basicamente 4 os motivos que levam a destruição: Tédio, excesso de energia, gengivas irritada e ansiedade. Vamos saber o que fazer para enfrentar estes problemas.
 

1. Eliminar problemas de saúde

 
cao-doente- O primeiro passo é certificar-se de que o seu cachorro não tem nenhum problema de saúde. Deficiências nutricionais causadas pela má alimentação ou parasitismo intestinal pode levar ao hábito de roer. Problemas gastrointestinais podem causar náusea, que desencadeia o ato de roer como um mecanismo de alívio.
 
 

2. Garantir a segurança

 
cachorro estragando objetosPreste atenção ao ambiente onde seu filhote passa a maior parte do tempo e procure possíveis perigos para um cão curioso. Coloque produtos de limpeza e químicos fora do alcance, assim como plantas tóxicas. Cabos elétricos devem ser cobertos ou retirados para evitar serem roídos, resultando em um acidente fatal. Não deixe a mostra objetos que possam atiçar a curiosidade do seu cão, como sapatos, meias, brinquedos infantis e outros. Bloquear o acesso a espaços que não sejam a prova de filhotes.
 
 

3. Oferecer brinquedos apropriados

 
brinquedos para cao roerDeixe disponível brinquedos e ossinhos apropriados para o seu cãozinho. Tenha cuidado com o osso de couro e de outros materiais dos quais eles podem arrancar pedaços e engolí-los. Evite ossos de galinha, uma vez que se partem e viram fragmentos afiados que poderão perfurar o trato gastrointestinal do seu cão. Não dê brinquedos que lembram itens inadequados como sapatos, almofadas e também não dê ao seu cão um chinelo velho para mastigar, porque ele não vai saber a diferença entre o velho e o novo.
 
 

4. Desencorajar o ato inadequado

 
desencorajando o caozinhoCom o passo 2 você já terá minimizado o prejuízo que seu cão pode causar. Quando flagrar seu cãozinho mastigando algo inadequado, corrija imediatamente, leve o objeto para longe e repreenda-o. Direcione sua atenção para um objeto que ele possa roer e elogie sempre que ele roer os objetos corretos. Gradualmente, o seu cão vai aprender o que são os objetos dele e quais não são. Caso esteja difícil desencorajá-lo, apele para o sabor amargo espalhado pelo objeto, assim ele repelirá naturalmente. Existem vários produtos disponíveis no mercado.
 
 

5. Gastar energia

 
cansando seu filhote de cachorroUm cão cansado é um cão comportado! Reserve um período de seu tempo para atividades com seu cãozinho, nas quais ele se exercite. Isto não só reforça o vínculo humano-animal, mas faz com que ele gaste energia, acalmando o filhote.
 

  • Mais dicas você encontra em como fazer o seu cachorro parar de destruir móveis e objetos.

  •  

     

  • Leia ter ou não ter eis a questão.
  • Filhotes são como crianças, precisam de atenção, limites e paciência.
  • Seja firme quando seu cãozinho fizer algo inadequado, somente assim ele distinguirá o certo do errado.
  • Dê atenção ao filhote com brincadeiras que o ajude a gastar o excesso de energia e reduzir a ansiedade.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana