Todo relacionamento tem conflito

O conflito faz parte da realidade de qualquer relacionamento, ele não é necessariamente ruim. Na verdade, um relacionamento sem conflitos aparentes pode ser tão destrutivo quanto um relacionamento com conflitos frequentes. Viver batalhas constantes ou esconder o que incomoda somente prejudica a relação, enfraquece os laços de confiança e causa um estresse muito grande aos envolvidos, impactando assim, todos os aspectos da vida.
 
 
conflito no relacionamento
 

Os 4 problemas mais comuns

 
varrendo a sujeira para baixo do tapete
 
1.Varrer para debaixo do tapete: Muitas preocupações são ignoradas, esquecidas e enterradas, pois a correria do dia a dia não deixa tempo para discussão. No entanto, não discutir os problemas só faz com que eles se acumulem e depois você acaba tropeçando neles. Isso tem o efeito de uma bomba relógio, e em algum momento haverá a  explosão. Quando algo sobre o seu relacionamento está incomodando, avalie e se for de fato importante encontre tempo para tratar disso imediatamente e de forma calma. Não espere meses ou anos de raiva reprimida para finalmente explodir. Lide com os conflitos, conforme eles aparecem.

 
 
problemas de comunicação
 

  • 2. Não ouvir o parceiro: Queixa muito comum entre os casais. Lembre do começo do relacionamento, cada palavra do seu amor era interessante, ficava ansioso por uma ligação, para ouvir a voz, e saber como foi o dia… E agora? Está distraído, preocupado com as crianças e com o trabalho? Está entediado com as reclamações sem parar sobre o trabalho, sem fazer nada sobre isso? É impossível de corrigir qualquer problema se ambas as partes não estão prestando atenção.
  •  
     
    bomba relogio
     

  • 3. Expectativas irracionais: É uma bomba prestes a estourar. Muitos homens e mulheres acabam tendo as piores expectativas sobre a instituição do casamento, e tornam-se rapidamente desencantados com o parceiro, quando casados. Isso vale em dobro para a criação de filhos, quando a falta de sono, estresse e pressão financeira trazem conflitos para quase todos os casais do mundo. A lista de áreas onde as pessoas têm expectativas irrealistas é quase infinita: como seu parceiro deveria parecer, o trabalho que deveria ter, a quantidade de dinheiro que deveria ganhar, como deveria tratar os filhos e assim por diante.
  •  
     
    brigas de casal
     

  • 4. Culpar o seu parceiro pelos problemas: Recusar-se a aceitar a sua parte na deterioração de qualquer relacionamento geralmente se manifesta como culpa e acusação. Poucas pessoas sabem pedir desculpas e admitir que elas poderiam ter feito as coisas de forma diferente. Para algumas pessoas é impossível, simplesmente não conseguem admitir que podem estar contribuindo para problemas no relacionamento. Ambos têm que ser capazes de mostrar ao companheiro que se trata de salvar um relacionamento, não de manter uma contagem de quem errou mais, e que ninguém é perfeito ou mesmo precisa ser.
  •  
     
    relacionamento estavel
     

    5 atitudes para a saúde do relacionamento

     
    equilibrio1. Defina as regras: Dar e receber,  definir as funções de cada um na relação. Essas mesmas funções podem ir sendo alternadas, compensando e reequilibrando o que cada um vai dando e recebendo na relação, em momentos distintos e conforme as necessidade. Sentir-se vítima ou injustiçado não contribui em nada para o relacionamento. Como tudo na vida, o equilíbrio é importante para que possamos nos sentir bem.
     
     
    casal conversando2. Converse: Entenda as necessidades mútuas, comunicar sentimentos e desejos, resolver conflitos de forma equilibrada e respeitosa. Ambos devem estar abertos e permanecer respeitosos, não enganando, manipulando ou desrespeitando o outro. A confiança mútua é uma questão fundamental em um relacionamento saudável a longo prazo e os parceiros devem fazer de tudo para fortalecê-lo.
     
     
    esforce-se3. Esforce-se: Comece com o estado de espírito certo para iniciar a questão. Aproxime-se do conflito considerando que são dois iguais que trabalham em conjunto para resolver um problema. Não seja tão apegado ao seu desejo imediato para não esquecer o mais importante, que é ter uma relação longa e saudável e encontrar a melhor solução. Releve coisas pequenas, vá de coração aberto para que a relação dê certo e os obstáculos sejam superados.
     
     
    os dois lados da moeda4. Olhe os 2 lados da moeda: Discuta e compreenda os dois lados do problema, os conflitos, as necessidades e os resultados esperados. Esclarecer ao outro exatamente o que o problema envolve. O objetivo nesta fase é  expressar claramente o que quer e se entender. Liste as possíveis soluções, os anseios de cada um, não julgue enquanto estiverem gerando as soluções, este passo deve ser de peito e mente abertos. Com a listagem concluída, considere cada solução, elimine as que não são viáveis e priorize as que  atendem as expectativas de ambos.
     
     
    preste atenção5. Esteja atenta: Às vezes a solução implementada pode se mostrar não tão eficaz. É necessário acompanhar e avaliar rotineiramente, em conjunto, e alterar o que for necessário para que ela funcione. Algo pode ter sido esquecido, menosprezado, ou ainda, algo inesperado pode ter ocorrido. Ambos devem ter o entendimento de que as decisões estão sempre abertas para revisão, mas que as modificações têm de ser mutuamente acordadas.
     
     

     

  • Leia etapas de um relacionamento.
  • O olhar dentro de um relacionamento tem que ser para o “nós” e não para o “eu”.
  • Busque a solução das diferenças, não guarde mágoas ou rancores, isso só vai fazer mal a você e ao relacionamento.
  • Reflita se o motivo pelo qual está ofendida é relevante, às vezes, fazemos um cavalo de batalha por nada.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana