Decisão certa – como alcançar

Quem nunca perdeu o sono ou a fome tentando tomar a decisão certa? Sem saber o que fazer e com muito medo de errar. Isso é normal, mas não precisamos alimentar essa angustia toda. Vamos ver como tomar a decisão certa é mais simples que se pensa.
 
 
frase-ser-ou-nao-ser-eis-a-questao-william-shakespeare-
 

Ser ou não ser, eis a questão

 
Shakespeare já mostrava o quão difícil era tomar uma decisão certa. A vida exige que tomemos decisões o tempo todo, das menores como o que fazer hoje, qual roupa colocar, usar carro ou não. E outras de maior importância como ter filhos, mudar de país, de profissão, divorciar ou casar. Independentemente do tipo de escolha, o sucesso dependerá da maturidade e da autoconfiança de cada um. Desenvolver a capacidade de fazer escolhas nos fortalece pois permite tomar a vida nas próprias mãos, com todas as possibilidades que ela oferece.
 
 
decisoes-corretas
 

6 passos para a escolha certa

 

1. Contexto e Foco

foco-e-concentraçaoMantenha o foco, não se deixe desequilibrar. Permanecer centrada é essencial para conseguir pesar prós e contras e chegar na decisão correta. Analise com clareza a questão. Escreva se isso facilitar a sua concentração e visualização, coloque o tema da questão, quais as suas dúvidas, quais as consequências e reflexos de cada decisão possível sobre você, seja no lado pessoal, seja no lado profissional.
 
 

2. Instinto

vozes-dentro-da-cabeçaUse o passado como aprendizado, mas não esqueça que cada decisão é diferente da outra. Opte pelo método vencedor. Sempre olhe a questão por todos os ângulos, levando em consideração os prós e contras. Aprenda a ouvir e interpretar o seu instinto, pois ele é muito importante em suas decisões. Aquela voz em sua mente vem de um conjunto de experiências vividas por você, ampliando seu repertório e ajudando nas escolhas corretas.
 
 

3. Pensamentos

organizando-pensamentosOrganize suas ideias. Não permita que o estresse e a tensão poluam o seu pensamento. Relaxe, respire fundo, inspirando e expirando devagar, permitindo que os pulmões se encham ao máximo e então solte o ar devagar e com muita tranquilidade. Imagine que inspira a paz e a segurança e expira todo o medo e insegurança, jogando fora o que não ajuda. Faça isso quantas vezes forem necessárias para se sentir relaxada e focada no que realmente interessa. Concentre-se nos pensamentos positivos e para cada linha de raciocínio, pese as vantagens e desvantagens da decisão. Com certeza estará próximo da decisão certa.
 
 

4. Riscos

correr-riscosNão tenha medo de correr riscos. Faz parte da vida. O importante é que o risco seja calculado e conhecido antes da tomada de decisão. A verdade é que raramente existe apenas uma decisão certa, o que varia são os benefícios e prejuízos de cada decisão. Considere ser flexível e corrigir a rota conforme o vento muda. Assim o peso da decisão não pesa tanto, causando tensão e angustia.
 
 

5. Resultados

alcançando-resultados-positivosVocê tem vários caminhos a sua frente.Todos eles trazem benefícios e obstáculos. Simule os resultados que cada um deles poderá te trazer. Isso facilitará sua escolha, pois o que trouxer maior recompensa é o que deve levar a decisão correta. Não se esqueça de pesar os prós e contras, pois mesmo o caminho com um grande benefício, pode se mostrar menos positivo ao apresentar também grandes obstáculos e prejuízos.
 
 

6. Escolhas

decisoes-certasAgora está segura e confiante para tomar a decisão certa. Depois de um necessário planejamento é hora de executar. Fazer acontecer é uma grande parte do sucesso. Empenhe-se e o resultado virá. Fique atenta para as correções de rota que se fizerem necessárias, afinal os ventos é que mandam e nós temos que nos adaptar a eles. A cada decisão certa você se sentirá mais firme e corajosa, até isso se tornar rotina. Mas não deve se descuidar desses passos, afinal cada decisão é única.
 
 

 

  • >Leia a mulher e a carreira.
  • Não deixe que o medo a mantenha no mesmo lugar, vá em frente.
  • Respire fundo, siga os 6 passos e, se preciso for, vá com medo mesmo, mas vá.
  • As decisões ficam mais simples quando você deixa de querer agradar a todos.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana