O que é o Estado Islâmico?

Vira e mexe aparece em destaque nos noticiários o ataque do Estado Islâmico, conflitos, reféns, refugiados e um milhão de outras coisas que deixam todos alarmados e sensibilizados. Mas quem sabe, de fato, o que e onde é, além de qual o motivo para acontecer isso tudo? Vamos tentar dar um ideia sobre o temido Exército Islâmico.
 
 
estado islamico executando prisioneiros e refens
 

O Estado Islâmico em 3 tópicos

 
Surgiu como uma derivação da Al-Qaeda, fundamentado nos mesmos princípios desta organização, Contudo, as ações do EI (Estado Islãmico) ficaram gradativamente mais radicais, até mesmo para os padrões da Al-Qaeda, o que provocou a separação entre as duas organizações terroristas.
 
 
estado islamico execução1. Definição: O Estado Islâmico (EI) é um grupo extremista islâmico sunita que conquistou territórios na Síria e no Iraque, onde estabeleceu um Califado Islâmico (*). Apesar de ser considerado um grupo terrorista, age mais como um exército que combate abertamente do que como um grupo terrorista que comete atentados. O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) avalia que hoje eles tenham mais de 50 mil combatentes.
 
avanços do Estado Islamico2. Objetivo: O grupo quer construir um estado islâmico sunita sob um regime radical. Em um primeiro momento, o foco é controlar territórios na Síria e no Iraque, mas líderes do EI já assinalaram a possibilidade de avançar para outros países como Jordânia e Arábia Saudita. O EI já comanda um grande território, cerca de 25% da Síria e 40% do Iraque, que representa quase a área total do Reino Unido. As principais fontes de recursos do grupo são a cobrança de impostos nas áreas que domina, o roubo de bancos quando toma uma cidade, contrabando de petróleo e a cobrança de resgates por cidadãos de outros países.
 
Al qaeda X Estado Islamico3. Diferenças: O EI se difere dos outros grupos terroristas principalmente em 2 pontos: poder financeiro e crueldade. A violência é uma maneira de mostrar força e desestimular respostas ao seu avanço, além de conquistar novos adeptos. O grupo é conhecido por executar as pessoas que se recusam a se converter ao islamismo sunita e divulga imagens de suas crueldades, que incluem decapitação e crucificação.
 

(*)Califado é um modelo político criado no século 7, após a morte do profeta Maomé. Neste modelo, o califa é o sucessor do profeta, o chefe da nação e tem o poder de aplicar a sharia (a lei islâmica).

 
 

 

  • Leia o inferno na terra.
  • Entender a motivação de grupos extremistas é tarefa árdua.
  • A triste realidade é que com tantos conflitos, o número de refugiados e mortos multiplica-se a cada dia.
  • A maior parte da população destes países é pobre e sem estudo, não tem meios para mudar de país e recomeçar a vida.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana