Insônia – 5 dicas para dormir bem

Você tem um problema e isso está tirando o seu sono. A insônia geralmente é apenas um sintoma, a ponta do Iceberg. Dormir é essencial para a saúde. A falta de sono afeta seu humor, sua memória e o seu metabolismo. Logo um problema pode se tornar vários, e você não quer que sua vida vire uma bola de neve de coisas ruins, não é? Confira essas dicas que podem te ajudar a dormir mais rápido e melhor, mesmo você estando estressado.
 
 
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1. Prepare o quarto

 

  • Deixar o quarto escuro e silencioso ajuda bastante no relaxamento. Se houver luz, seja da TV ou do celular, o organismo entenderá que é dia e o cérebro poderá parar de produzir a melatonina, hormônio que controla o relógio biológico.
  • A temperatura é um fator importante, a ciência diz que seu corpo adormece mais rápido quando está mais frio. Invista em um ar condicionado ou ventilador se você mora em uma região mais quente.
  • Use colchão e travesseiro adequados. Talvez seja a hora de trocá-los. Para que o sono seja satisfatório, é preciso que o corpo esteja em um ambiente confortável. Busque os mais adequados ao seu biotipo.
     
     
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    2. Esteja atento a sua respiração

     

  • Imite o padrão respiratório que você tem durante o sono, assim o corpo entende que você está, ou deveria estar dormindo, mesmo quando a mente não está relaxada. Durante o sono, a respiração é mais longa e profunda; para aprender a respirar dessa maneira, é só praticar. Meditações também ajudam a regularizar a respiração.
  • Existe um grupo que dorme as 8 horas necessárias, mas não de um sono repousante. São os portadores de distúrbio respiratório do sono.
  • Especialistas afirmam que os principais sintomas dos distúrbios respiratórios do sono são a sonolência diurna, problemas de concentração e de memória, irritabilidade, entre outros. Muitas pessoas sofrem com despertares noturnos devido a micção involuntária, com o próprio ronco ou até com engasgo. Apresentando pelo menos 1 desses sintomas, procure um médico.
     
     
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    3. Mantenha a rotina de horários

     

  • Ter uma rotina faz com que o organismo se organize mais facilmente. Deitar-se sempre no mesmo horário ajuda o corpo e a mente a reconhecer o momento de relaxar e gerar um sono bom.
  • Um adulto precisa, em média, de 7 a 9 horas de sono por noite e uma rotina que possibilite essa pausa faz toda diferença no dia seguinte.
  • O ideal é ir dormir e acordar sempre na mesma hora, para que o corpo se adapte e não demore demais a desligar. Crie, também, rotina de horários para o consumo de bebidas alcoólicas ou produtos com cafeína, deixando algumas horas entre o consumo e o horário de dormir. Doces também podem atrapalhar o descanso, pois geram uma descarga de energia.
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    4. Desligue os eletrônicos e relaxe

     

  • Precisamos de 30 a 60 minutos para relaxar e deixarmos o cansaço natural acionar o sono.
  • Para ajudar o corpo e a mente a relaxar, desligue a TV, o celular, o tablet, o notebook e qualquer outro eletrônico. Além de colocarem novas ideias na sua cabeça (que podem provocar insônia), a luz desses aparelhos interfere na capacidade de adormecer.
  • Durante o período de relaxamento, tome um banho morno, deixe o ambiente a meia luz, leia algo leve e agradável e medite, isso ajudará a dissipar a agitação do dia.
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    5. Faça exercícios físicos durante o dia

     

  • Exercícios físicos são ótimos para gastar a energia do corpo e manter a saúde.
  • A liberação de endorfinas gera a sensação de bem estar, reduzindo o estresse.
  • Também trazem vários benefícios, e 2 deles são dormir mais rápido e por mais tempo. Mas a dica é exercitar-se durante o dia, ou pelo menos de 3 a 4 horas antes da hora de dormir.
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  • Leia Stress no trabalho pode levar a Sindrome de Burnout.
  • Avalie o que deve mudar na sua rotina para se estressar menos.
  • Sono é primordial para manter a saúde.
  • Nenhum problema merece que adoeça com ele. Cuide-se!
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