Limpeza de pele – vale a pena?

Já abordamos a importância dos cuidados com a pele no post Cuidados com a pele- rosto. Para manter um rosto saudável e bonito, todos indicam a limpeza de pele, seja dermatologista, esteticista, maquiadores e até curiosos como é o meu caso. Mas será que são todos sádicos? Afinal a gente sempre se lembra da dor de “espremer os cravos do nariz” quando pensa na limpeza de pele. Vamos saber mais sobre ela e como fazê-la em casa.
 
 
limpeza-de-pele-profissional
 

Para que serve a limpeza de pele

 
A limpeza de pele profunda é uma maneira de se livrar de cravos, espinhas e impurezas que prejudicam a pele. Até mesmo é possível prevenir o surgimento de rugas precocemente, desde que seja bem feita e regularmente. Você ganha um rosto renovado, de pele lisinha, profundamente limpa e livre dos sinais de acne, também é eficiente para retirar as células mortas da camada superficial, permitindo além de uma aparência saudável, mais higiene e beleza para o seu rosto. Segundo Dr. Marcelo Bellini, médico dermatologista, em entrevista ao UOL, “…a limpeza de pele é indicada, para remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos), remoção de milio (cravos resistentes, cobertos por uma fina camada de pele) e pontos sebáceos. Serve também para desintoxicar, remover as células mortas e manter a pele macia e saudável, reduzindo a oleosidade. Ao contrário do que muitos pensam, a limpeza é contraindicada para remover espinhas, pois pode deixar cicatrizes, além de inflamar e agravar o quadro de acne. A limpeza de pele deve ser feita com intervalos de 15 a 40 dias dependendo do tipo de pele.”
 
 
limpeza-de-pele-profissional-600x399
 

Limpeza de pele profissional

 
Tem ação antisséptica, anti-inflamatória, preventiva de comedões e acnes, efeito cicatrizante e relaxante e melhora a nutrição da pele, além de promover a estimulação do tecido. É mais completa e profunda, mas deve ser feita por profissional capacitado. A diferença se dá principalmente na extração de comedões (cravos) e acnes, pois é preciso se utilizar de técnicas corretas para não agravar o problema ou mesmo deixar cicatrizes, na hidratação, pois os produtos profissionais são mais concentrados e no uso de aparelhos e equipamentos específicos, como a alta frequência para cauterização dos locais de extração, ajudando a fechar os poros, além dos efeitos bactericida e antisséptico. São 7 passos: higienização, esfoliação, emoliência, extração, fechamento de poros, tonificação, nutrição.
 
 
limpeza-de-pele-caseira-
 

Limpeza de pele caseira

 
Tem ações importantes como a limpeza dos poros, a remoção de células mortas, higienização da pele dando aparência mais saudável. Não se deve fazer em casa o processo de extração de comedões (cravos) e acnes, pois pode causar manchas, inflamação e até cicatrizes. São 5 passos: lavagem, emoliência, esfoliação, aplicação de máscara de tratamento, tonificação, hidratação. Você pode se utilizar de ingredientes naturais.
 
 
mascaras-faciais-caseiras1-600x367
 

5 Passos para a limpeza de pele caseira

 

1. Lavagem

vapor-para-abrir-os-porosLave o rosto com água fria, usando sabonete líquido neutro ou espuma de limpeza que são mais suaves.
 

2. Emoliência

Despeje água quente em uma bacia, cubra a bacia e a cabeça com uma mesma toalha, criando uma “cabana”, então aproxime o rosto da bacia para ficar em contato com o vapor de 3 a 5 minutos minutos. O vapor tem a função de abrir os poros e facilitar a limpeza mais profunda.
 

3. Esfoliação

Aplique o esfoliante e esfregue suavemente com as pontas dos dedos e fazendo movimentos circulares por todo o rosto durante três a cinco minutos. Se a pele for muito oleosa, não passe de um minuto para não estimular mais produção de sebo.
 
Máscara-natural-para-a-pele-do-rosto-com-

4. Tratamento

Aplique a máscara de tratamento adequada ao seu tipo de pele ou faça uma caseira. Busque espalhá-la uniformemente pelo rosto e pescoço. Fique relaxada enquanto ela age, por pelo menos 10 minutos. Na sequência enxague com água corrente e borrife chá de hortelã gelado ou água termal.
 

5. Tonificação e Hidratação

Retire a máscara e enxágue a pele. Aplique um tônico com algodão para retirar o restante. Na sequência aplique o hidratante adequado ao seu tipo de pele. A pele oleosa também precisa de hidratação, use um produto “oil free”, vendido como gel ou loção.
 
 
receita-caseira-para-pele
 

Receitas Caseiras

 

Abrindo os poros

esfoliaçao-facialColoque ervas na água fervente da bacia para que o vapor desprenda as propriedades e comece a tratar a pele. Você pode usar alecrim, tomilho, camomila, lavanda, chá verde e até eucalipto.

Esfoliando

Limpam profundamente e removem células mortas, favorecendo a penetração dos ativos de outra máscara que venha a ser aplicada na sequência ou do creme hidratante ou anti-idade habitual.
 

Esfoliante de aveia

máscara+de+aveiaIngredientes: 3/4 de xícara de leite de soja, 1 colher (sopa) de farinha de aveia e 1 colher (sopa) de fubá.
Preparo:Misture todos os ingredientes e deixe descansar por 5 minutos.
Uso:Aplique em todo o rosto, pescoço e colo. Deixe agir por 10 minutos e depois massageie suavemente com movimentos circulares, sempre umedecendo a ponta dos dedos com água para facilitar as manobras. Retire com água mineral utilizando um borrifador.
Benefícios:Ajuda a eliminar células mortas, pois o fubá é um esfoliante natural, e tem efeito antioxidante, já que a aveia é rica em vitamina E, que protege contra os radicais livres.
 

Peeling de amêndoas

amendoas-para-exfoliarIngredientes: 1/2 xícara de sal marinho, 1/2 colher de extrato puro de amêndoa, 1/2 xícara de grãos de café, 1/2 xícara de açúcar mascavo, 1/2 xícara de óleo de amêndoa doce.
Preparo:Misture os ingredientes, deixe descansar por alguns minutos. Mantenha-o em um recipiente de vidro bem limpo, assim você poderá usar na próxima limpeza de pele.
Uso:Aplique em todo o rosto, pescoço e colo. Deixe agir por alguns minutos e depois massageie suavemente com movimentos circulares, sempre umedecendo a ponta dos dedos com água para facilitar as manobras.
Benefícios:Elimina células mortas que obstruem a pele, favorecendo a regeneração celular, também favorece a circulação do local.
 

Tratando

As finalidades são muitas, podem hidratar pele seca, eliminar excesso de oleosidade, eliminar manchas, fechar poros ou até com ação anti-idade.
 

Máscara de efeito “Cinderela”

iogurte-com-hortela-e-melIngredientes: 2 colheres (sopa) de aveia em flocos, 50 g de iogurte natural, 1 colher (sopa) cheia de mel, 1 colher (chá) de folhas de hortelã
Preparo:Misture a aveia, o iogurte e o mel, de maneira que os três ingredientes formem uma consistência cremosa firme. Acrescente as folhas de hortelã.
Uso:Aplique em todo o rosto, pescoço e colo uniformemente. Deixe agir por no mínimo 10 minutos, enxaguando em seguida.
Benefícios:A aveia tem efeito contra os radicais livres, O iogurte tem ação hidratante, o mel nutre e amacia e a hortelã revigora. Juntos dão uma “levantada” imediata na pele.
 

Máscara uniformizadora

mascara-de-pepino-hortela-300x200Ingredientes: 1/2 pepino sem casca, 6 folhas de hortelã.
Preparo: Bata os ingredientes no liquidificador, atenção para não deixar com consistência líquida. Aplique no rosto e deixe por 15 minutos. Retire com água corrente
Benefícios:O pepino é descongestionante e hidratante. A hortelã também descongestiona e ainda é refrescante, causando uma boa sensação de bem-estar à pele.
 

Máscara hidratante de abacate

mascara-abacate-mel-gema-de-ovoIngredientes:1/2 abacate, 2 colheres de mel e 2 ovos.
Preparo:Bata os ovos até conseguir uma espuma. Retire a polpa da metade do abacate, junte o mel e os ovos batidos. Quando todos os ingredientes formarem uma pasta fina. Aplique e deixe agir por 30 minutos.
Benefícios:Além de hidratar, o abacate também ajuda a tratar de cicatrizes e a hiperpigmentação.
 
 

 

  • Leia cuidados com a pele – corpo.
  • Com essas receitas cuidamos da pele sem gastar muito.
  • Vale investir em uma limpeza de pele profissional quando sua pele apresenta muitos cravos e espinhas.
  • Crie seu ritual mensal e faça uma limpeza de pele caprichada.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana