Mandala

Mandala, em sânscrito, significa “círculo” ou “completude”, é um yantra(*) circular que simboliza o Universo. Basta observá-la com concentração e já estará meditando. Vamos entender porque a mandala é tão poderosa.

(*)Segundo Wikipédia, Yantra significa assomar, instrumento ou maquina. Na atualidade, um yantra é uma representação simbólica do aspecto de uma divindade.  
 
 
mandala-circulo-de-cores-mandala-colorida
 

A Mandala

 
MANDALA

  • A Mandala é um elemento milenar, com figuras baseadas em geometria sagrada, utilizando símbolos, desenhos, cores, números e palavras. Vibram tanto de fora para dentro, como de dentro para fora. Agradáveis de contemplar, prendem o olhar com as suas formas e cores, causando sensações de harmonia e paz.
  • Historicamente foi usada como expressão científica, artística e religiosa. Há mandalas na arte rupestre, no Yin e Yang, nos yantras indianos, nas mandalas e thankas tibetanas, nas rosáceas das catedrais, nas danças circulares, nos rituais de cura e arte indígenas, na alquimia, na magia e na arte sacra dos séculos XVI, XVII e XVIII.
  • mandala-varias

  • Significa círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia. A forma mandálica pode ser encontrada em todo início, na Terra e no Cosmo: a célula, o embrião, as sementes, o caule das árvores, as flores, os cristais, as conchas, as estrelas, os planetas, o Sol, a Lua, as nebulosas, as galáxias.
  •  
     
     
    o-poder-da-mandala
     

    O Poder

     

  • No aspecto físico, promove o bem estar, o relaxamento e a prevenção do estresse. Emocionalmente, pode trabalhar conteúdos oriundos de emoções antigas, atuais ou futuras, pois sinaliza aqueles que irão emergir.
  • mandala-pessoal

  • Desenhar uma mandala é um ótimo exercício de introspecção e meditação com efeito terapêutico, ajudando a obter auto disciplina, auto estima, auto afirmação, paz interior, criatividade, sensibilidade musical e libertação de estresse emocional.
  • Os círculos são universalmente associados à meditação, a cura e o sagrado, que funcionam como chaves para os mistérios de nossa alma.
  •  
     

    O Uso

     
    mandala-e-o-poder

  • É muito utilizada para a meditação e para o desenvolvimento e ampliação da consciência. Qualquer pessoa pode se conhecer através das mandalas, tanto com a ajuda de um terapeuta, quanto sozinho. A pessoa pode confeccionar e colorir mandalas, ou, ainda, meditar com elas. A mandala irá colocar, de forma sutil, no lugar certo aquilo que se encontra fora de lugar, Jung diz que “A mandala possui uma eficácia dupla: conservar a ordem psíquica se ela já existe; restabelecê-la, se desapareceu. Nesse último caso, exerce uma função estimulante e criadora.”
  • Criar a própria Mandala ajuda a abrir o canal para conteúdos internos, chegando a temas que nunca pensaríamos ser capazes de alcançar e que nos possibilitam equilíbrio. É muito comum surgirem traumas passados, que são colocados no desenho de forma sutil, só percebidos por quem sabe fazer a leitura, que deve ser feita por meio do traço, da forma, das cores, dos símbolos e de vários outros aspectos.
  • o-poder-da-mandala

  • Energeticamente, a mandala ativa, energiza e irradia, podendo harmonizar ambientes físicos carregados negativamente, ou pessoais, como aura de sofrimento e tristeza. Ainda energeticamente, a mandala pode levar a pessoa a contatos com dimensões supraconscientes e ao encontro de um caminho espiritual. No budismo tibetano os monges fazem-na de areia para depois serem ofertadas às divindades.
  •  
     
     

     

  • Leia Feng Shui – sua casa em harmonia.
  • Para quem não está acostumado ao espiritualismo, pode parecer fantasioso o poder da mandala.
  • Experimente pintar mandalas e verá como isso aquieta a mente e o coração.
  • Permita-se entrar em contato com o seu EU interior.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana