Medicina Tradicional Chinesa

Sempre vista como tratamento alternativo e complementar a medicina alopática, a milenar Medicina Tradicional Chinesa (MTC) vem ganhando respeito e milhares de adeptos a cada dia. Vamos conhecer alguns de seus princípios e terapias mais conhecidos.
 
 
medicina tradicional chinesa historia
 

Um pouco de história

A história mostra que, o surgimento da Medicina Tradicional Chinesa, não corresponde exatamente a China que conhecemos hoje, e sim ao Oriente, ao longo de milhares de anos, quando foram se consolidando as fronteiras dos atuais países e desenvolvendo uma civilização que reuniu mais da metade das descobertas e invenções do “mundo moderno”. Portanto a medicina chinesa pode ser considerada uma “sistematização” das mais antigas formas de medicina oriental, abrangendo, para fins de estudo, as outras medicinas da Ásia, como os sistemas médicos tradicionais do Japão, Taiwan, da Coreia, do Tibete e da Mongólia.
 
 
principios da medicina tradicional chinesa
 

Princípios

 
A Medicina Tradicional Chinesa se fundamenta numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui entre seus princípios o estudo da relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e da teoria da energia vital do corpo – chi ou qi. Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos.
 

Yin e Yang

 
Yin e Yang Medicina Tradicional ChinesaYin e Yang são dois conceitos básicos do taoismo que expõem a dualidade de tudo que existe no universo. Descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas: o yin é o princípio feminino, a água, a passividade, a escuridão e a absorção. O yang é o princípio masculino, o fogo, a luz e a atividade.
 

Cinco elementos

 
os 5 elementos da medicina tradicional chinesaA aplicação de Wu Xing serve de auxílio a terapêutica chinesa, podendo ser útil como guia no diagnóstico e no tratamento das doenças. Esta teoria baseia-se nas propriedades dos cinco elementos – madeira, fogo, terra, metal e água – sendo suas características específicas, a partir de similitudes e analogias, relacionadas com a fisiologia dos órgãos e vísceras (Zang Fu) e dos tecidos do corpo.
 

Energia vital

 
chi ideogramaDeram a energia universal o nome de Chi ou Qi em chinês. Qi é a energia que vem do ar e alimenta a todos os seres vivos, inclusive plantas, minerais, animais. No ser humano, além do Qi que vem do ar e respiramos, existe o Qi herdado dos nossos pais, e o Qi de tudo que comemos ou bebemos. Cada órgão humano tem um Qi diferente, que interage com os demais. O Qi do ar e o Qi dos alimentos se misturam e então é chamado de Qi do Fogo. É o Qi do Fogo que nos faz viver e esse Qi precisa ter qualidade, tanto do ar que respiramos quando dos alimentos que ingerimos (e a relação com os cinco elementos). Pessoas que respiram mal ou não sabem respirar e ou comem mal produzem baixa qualidade de energia (Qi do Fogo) e assim se candidatam ao enfraquecimento e às doenças.
 
 

Medicina Chinesa na prática

 

  • O diagnóstico é simples, porém eficaz, as observações a serem feitas incluem ver, ouvir, cheirar, perguntar e tocar. São considerados vários fatores na determinação da causa da doença, incluindo hábitos alimentares e emoções.
  • A identificação dos órgãos internos que estão afetados pela desarmonia é um passo importante na preparação de um tratamento eficaz.
  • A acupuntura é uma prática antiga da Medicina Tradicional Chinesa que tem aberto caminho na cultura ocidental atual.
  • A fitoterapia é utilizada nos tratamentos de reequilíbrio do organismo (doenças), e é complementada com exercícios, massagens e dieta adequada.

     
     

     

  • Leia também sentir-se bem não tem preço.
  • Após anos de pesquisas a medicina ocidental vem aceitando e se apropriando dos conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa.
  • Toda a sabedoria oriental leva a um olhar holístico do ser humano no diagnóstico dos reais problemas.
  • A cada dia mais pessoas se dão conta de como as doenças são apenas consequências do seu estilo de vida.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana