Natal e sua origem

Você deve estar pensando que eu vou escrever sobre o que todos já sabem, que o Natal é aniversário de Jesus. Mas na verdade há controvérsias. Vamos ver as teorias sobre o dia 25 de dezembro, mais conhecido como Natal no mundo cristão.
 
 
merry-christmas
 

O Natal

 

  • A história do Natal começa, pelo menos 7 mil anos antes do nascimento de Jesus. É tão antiga quanto a civilização e tem um motivo bem prático: celebrar o solstício de inverno, a noite mais longa do ano no hemisfério norte, que acontece no final de dezembro. Dessa madrugada em diante, o sol fica cada vez mais tempo no céu, até o auge do verão.
  • Os romanos aproveitaram uma importante festa pagã realizada por volta do dia 25 de dezembro e “cristianizaram” a data, comemorando o nascimento de Jesus pela primeira vez no ano 354. A festa pagã era chamada de Natalis Solis Invicti (“nascimento do sol invencível”).
  • Para o ocidente, o mundo cristão, é a principal data religiosa, na qual é celebrada o nascimento de Jesus Cristo. A data para sua celebração é o dia 25 de Dezembro, pela Igreja Católica Romana e, o dia 7 de Janeiro, pela Igreja Ortodoxa.
  •  
     
    presepio
     

    A Data

     

  • A celebração do Natal de Jesus foi instituída oficialmente pelo Papa Libério, no ano 354 d.C.
  • Há controvérsias sobre Jesus ter nascido em 25 de dezembro.
  • Estudiosos afirmam que Jesus não poderia ter nascido nesta data, pois em Israel é inverno e muito rigoroso, e dificilmente pessoas peregrinam nesta época. Os pais de Jesus estavam a caminho de Belém, próximo a Jerusalém, o que só ocorria em duas ocasiões — no aniversário da segunda cidade e na Festa dos Tabernáculos, ou Sucot, a festa das colheitas do povo judaico.
  •  
    papai-noel
     

    O Papai Noel

     

  • De acordo com os relatos históricos, São Nicolau foi um monge turco que viveu durante o século IV. Conta a tradição cristã que este clérigo teria ajudado a uma jovem a não ser vendida pelo pai, jogando um saco cheio de moedas de ouro que poderiam pagar o dote de casamento da moça. Somente cinco séculos mais tarde, São Nicolau foi reconhecido pela Igreja como um santo.
  • O dia 6 de dezembro passou a ser celebrado como o dia de São Nicolau. Nesta data, as crianças aguardavam ansiosamente pelos presentes distribuídos por um homem velho que usava os trajes de um bispo. Foi a partir de então que a ideia do “bom velhinho” começava a dar os seus primeiros passos.
  • Em 1862, o desenhista Thomas Nast, tirou as referências religiosas, adicionou uns quilinhos a mais, remodelou o figurino vermelho e estabeleceu a residência dele no Pólo Norte – para que o velhinho não pertencesse a país nenhum. Nascia o Papai Noel que conhecemos até hoje. A figura do bom velhinho só bombaria, no mundo todo, depois de 1931, quando ele virou estrela de uma série de anúncios da Coca-Cola.
  •  
     
    arvore-de-natal
     

    A árvore

     

  • Enfeitar árvores é um ritual antiquíssimo, presente em praticamente todas as culturas e religiões pagãs, para celebrar a fertilidade da natureza.
  • Os primeiros registros de sua adoção pelo cristianismo vêm do norte da Europa, no começo do século XVI – mas tudo indica que, a essa altura, já era uma tradição medieval.
  • Passaram a montar essas alegorias em suas casas, com árvores cada vez mais decoradas: de velas (simbolizando a luz de Cristo), estrelas (alusão à estrela de Belém) e rosas (em homenagem à Virgem Maria), até hóstias podiam ser encontradas nas árvores (pedindo perdão pelos pecados).
  •  
     
    Feliz-natal
     

    Curiosidades

     

  • Para entendermos a história do natal temos que buscar a origem da palavra natal. Nas línguas latinas o vocábulo Natal deriva de Natividade, ou seja, referente ao nascimento de Jesus. Em inglês o termo utilizado é Christmas, literalmente “Missa de Cristo”. Já na língua alemã, é Weihnachten e têm o significado de ‘Noite Bendita’.
  • O nome do Papai Noel em várias línguas: Alemanha (Weihnachtsmann, O “Homem do Natal”), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, “Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).
  • O final do mês de Dezembro era a época perfeita para celebrações na maior parte da Europa. Neste período do ano muitos do animais criados nas fazendas eram mortos para poupar gastos com alimentação durante o inverno. Para muitas pessoas esta era a única época do ano em que poderiam dispor de carne fresca para sua alimentação. Além disso, a cerveja e o vinho produzidos durante o ano estavam fermentados e prontos para o consumo no final do inverno.
  •  
     
     

    Fontes

     
    http://historiadomundo.uol.com.br/curiosidades/a-origem-do-papai-noel.htm
    http://www.esoterikha.com/presentes/a-origem-do-natal.php
    http://www.suapesquisa.com/historiadonatal.htm
    http://super.abril.com.br/historia/a-verdadeira-historia-do-natal
    http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-ea-origem-da-arvore-de-natal
     
     

     

  • Leia Brindando o Ano Novo.
  • Independente de ser ou não a data exata do nascimento de Jesus, o importante é o significado.
  • O Natal deve ser um período de reflexões e caridade.
  • O importante é o espírito natalino que nos deixa propícios a caridade.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana