Sentir-se bem não tem preço

Sempre que ouve ou lê a palavra “bem estar” vêm diversas imagens à sua mente. O provável é que apareçam muitas cenas de relaxamento, massagens e outros mimos. Mas o  bem-estar é muito mais amplo que isso.
 
 
bem estar mental
 

Bem estar mental

 
É o mais difícil e o mais importante ao meu ver, uma vez que dele depende todos os outros. Quem sente bem estar com a própria mente, com certeza está propenso a manter o equilíbrio, consequentemente mantendo uma vida saudável em todos os aspectos. Sim, a vida é dura. Sim, é duro diminuir a ansiedade. Sim, é quase impossível digerir alguns acontecimentos. Mas temos que focar em nossa saúde mental e buscar o caminho do bem estar.
 
 
bem estar fisico
 

Bem estar físico

 
Importante para manter o equilíbrio, a saúde e a energia em alta, a prática de atividades físicas são imprescindíveis e apoiam o bem estar mental. Certo é que devemos sempre optar por algo que nos traga prazer, evitando assim que seja mais uma obrigação em nosso dia a dia.
 
 
bem estar emocional
 

Bem estar emocional

 
É o equilíbrio delicado entre todos os aspectos, o físico, o mental e o espiritual. Mais uma vez é o equilíbrio que traz a sensação de bem estar, a sensação de nos sentir bem na própria pele, sendo nós mesmos, vivendo o aqui e agora. Guardar medos, mágoas, raivas não leva a nada de bom, pode sim é estragar a saúde. Livre-se disso, perdoe e peça perdão. Encare os seus medos e coloque para fora o que ficou na garganta e viva mais leve.
 
 
bem estar espiritual
 

Bem estar espiritual

 
Há quem diga que não acredita em nada e acha que tudo é esoterismo, mas é fato que o “espiritual” completa o ser humano. É preciso cuidar também deste aspecto para mantermos o indispensável equilíbrio. “Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia” já dizia Shakespeare. A fé e a esperança são aspectos espirituais. O ceticismo muitas vezes nos leva a uma postura pessimista, desanimada e com a qual só temos a perder. É importante ter fé em um futuro melhor.
 
 
equilíbrio
 

Buscando o bem estar em 5 passos

 
Posto isto, e aceitando que o ser humano é composto por estas 4 partes: mental, física, emocional e espiritual, vamos conhecer as principais práticas para buscar e manter o equilíbrio, afinal assim a vida caminha mais tranquilamente. Afinal “Mens sana in corpore sano”, ou seja, mente sã em corpo são já dizia o poeta romano Juvenal.
 

1. Alimentação

 
dieta balanceadaImportantíssimo, os alimentos devem ser consumidos conscientemente. A partir deles é que podemos controlar nossa energia, saúde e disposição física e mental. Escolher um cardápio mais natural, priorizando alimentos integrais e orgânicos, evitando os produtos industrializados com excesso de sódio, açúcar, gorduras, corantes artificiais e tantos outros ingredientes químicos. Eu,  por exemplo, fui muito resistente a tirar o glúten e a lactose do cardápio, mas quando fiz senti logo, em apenas 1 semana a diferença na disposição e no corpo foi enorme, fiquei mais disposta e o corpo deu uma enxugada.
 
 

2. Atividades físicas

 
atividades físicasPrecisa ser algo que dê prazer, do qual sinta necessidade. A vida já é tão cheia de obrigações que o momento de se exercitar tem que ser considerado como lazer. Algo que consiga fazer rotineiramente, mantendo disciplina, trará um bem enorme a médio e longo prazo. Esqueça o imediatismo e concentre-se no seu equilíbrio e mudanças de hábitos não saudáveis.
 
 

3. Meditação

 
meditaçãoNão precisa de uma paisagem linda ao ar livre. Basta um espaço onde possa sentar-se confortavelmente, sem barulho de conversas, TV e outros. Qualquer pessoa pode aprender, é agradável praticar e altamente eficaz, geralmente desde a primeira meditação. A meditação é uma ferramenta que pode ser muito mais ampla do que algo apenas para “relaxar”, “aliviar o estresse” ou “melhorar o foco”. A meditação é algo que pode mudar a forma como enxergamos a vida, o mundo e, principalmente, a nós mesmos. Traz serenidade para processar e aplicar tudo o que nos damos conta meditando na própria vida. E é a partir disso que todos esses outros benefícios ocorrem.
 

4. Comportamento

 
OtimismoOs itens acima ajudam muito pois nos dão suporte para encararmos os desafios da vida, mas tão importante quanto, é a nossa postura perante a vida e seus acontecimentos.  Seja tolerante, compartilhe, viva o aqui e agora, aprenda com tudo, desapegue, principalmente das coisas que não trouxeram boas lembranças. Não importa o tamanho do desafio, tenha em mente que você pode, é só querer.
 
 

5. Equilíbrio e harmonia

 
bem estar equilibrio e harmoniaNão é uma tarefa simples conquistar o verdadeiro equilíbrio, mas algumas atitudes podem nos  auxiliar a refletir em que ponto talvez estejamos tendo dificuldades. Não se cobre quando se deparar com adversidades, reflita por quanto tempo precisar. Mantenha boas motivações, interaja com o meio, esteja aberta as possibilidades mantendo a mente aberta
 
 
 

 

  • Leia medicina tradicional chinesa.
  • Reflita sobre o que é se sentir bem e vá em busca d0 equilíbrio e bem estar.
  • Busque atividades que facilitem fazer novas amizades ou conviver com pessoas queridas, isso é meio caminho andado para o bem estar.
  • Medite, isso ajuda na concentração e na devida importância que tem os fatos do dia a dia.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana