Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento popular mundial, que simboliza a luta contra o câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa, símbolo da campanha. Ele omeçou nos Estados Unidos, onde haviam várias ações isoladas referente ao câncer de mama, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção ao câncer de mama.
 
 
outubro-rosa-cancer-de-mama
 

Um mal feminino

 

  • O câncer de mama é a 2a. doença que causa mais vítimas entre as mulheres, no Brasil, ficando apenas atrás das doenças cardiovasculares. Sua maior incidência é entre mulheres acima de 35 anos, e infelizmente a taxa de mortalidade é alta, pois ele tem sido detectado tardiamente.
  • O câncer é o crescimento desordenado das células que formam os tumores, os quais podem ser benignos ou malignos (câncer).
  • Fruto da divisão celular, os tumores benignos crescem até um determinado tamanho e param, enquanto que os tumores malignos crescem descontroladamente, invadindo as células normais à sua volta. As células malignas podem também afetar a circulação e chegar a outros locais do corpo, bem distantes do tumor inicial, originando as metástases.
  •  
     
    prevencao-cancer-de-mama
     

    Prevenção é tudo

     

  • Prevenção é tudo, afinal, já dizia o velho ditado – “Mulher prevenida vale por duas”! A prevenção permite que o diagnóstico seja feito no início da doença, quando as chances de cura são grandes.
  • Todas as mulheres, e não só as que possuem fatores de risco, devem ser estimuladas ao autoexame e a realização de exames clínico e mamografia, de rotina, após os 35 anos de idade. É importante também, que a partir do 35 anos, o exame de rotina, seja anual.
  • Através de mamografias regulares, o câncer pode ser detectado em estágio inicial, de dois a cinco anos antes de o tumor ficar grande o bastante para senti-lo como um caroço.
  •  
     
    cuidando de voce
     

    Cuide-se

     

  • Mantenha o peso corporal numa faixa saudável, evite gorduras, dê preferência a legumes, verduras, frutas e alimentos integrais. Pratique exercícios físicos regularmente. Evite o estresse, procure terapias alternativas como massagens, meditação, yoga, acupuntura, entre outras.
  • Fique atenta aos fatores de risco – fator genético, menarca precoce, menopausa tardia, a não ocorrência de filhos, gravidez após os 30 anos, ingestão regular de álcool, uso de contraceptivos orais durante muitos anos e tabagismo.
  • Pare de fumar, os efeitos nocivos do fumo tem relação com vários tipos de câncer, pois a nicotina altera o núcleo das células e assim elas se proliferam com anomalias pelo organismo.
  •  
     

     

  • Leia Não somos mulheres maravilhas.
  • O medo e o descaso só nos atrapalham.
  • Faça o autoexame de mamas e incentive amigas e familiares a fazerem também.
  • Prevenção é a única forma de minimizar e até evitar as doenças.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana