Planejando as férias dos seus sonhos – parte 1

Viagens são as fantasias mais comuns, afinal quem não pensa em fugir um pouquinho? Principalmente para um cenário paradisíaco? Eu amo viajar, e para mim não é somente conhecer lugares novos, mas é a realização de um sonho, independente do destino, e o sonho já começa com o planejamento.
 
 
planejando as ferias
 

Passo a passo das férias perfeitas

 
Pode parecer fácil planejar as férias, mas temos várias decisões a tomar antes de definir efetivamente como serão nossas férias. Envolve muita pesquisa e reflexão, principalmente porque atualmente nosso tempo livre é tão escasso, que não podemos arriscar desperdiçá-lo com uma viagem que frustrará nosso intento. Abaixo coloco um roteiro a ser seguido na intenção de ajudar no seu planejamento.
 
 

 Planejando em 5 passos

 

1. Objetivo – qual o tipo de destino

 
guia de viagemEssa é uma definição importante para elegermos o destino. Afinal não adianta embarcarmos para Orlando se o que queremos é paz e descanso. Qual a sua intenção e expectativas? Quer descansar, se isolar de todos ou prefere um lugar agitado que faça  esquecer da rotina.? É a realização de um sonho de criança ou quer ampliar os horizontes e buscar culturas diferentes. Todas são respostas que precisam de reflexão, pois a partir delas você terá garantido 50% do sucesso de suas tão planejadas e sonhadas férias.
 
 

2. Verba – quanto posso gastar

 
quanto gastar na viagemIsso é fundamental. Não quer dizer que precise gastar muito para ter ótimas férias, mas disso depende a duração e o destino. O transporte costuma ser o maior custo das viagens interestaduais e internacionais, não compensando viajar para destinos mais distantes para uma estadia curta.  O custo da hospedagem varia bastante, depende de sua expectativa e época do ano. Não menos importantes, são os custos com alimentação, transporte e passeios “obrigatórios” para conhecer e desfrutar o destino.
 
 

3. Duração – por quanto tempo

 
calendario de feriasClaro que sempre sonhamos com as férias mais duradouras possíveis, mas vamos manter os pés no chão . Este item está diretamente ligado a verba disponível e a disponibilidade de se ausentar dos compromissos. O ideal é que você possa sair pelo menos 10 dias para viagens com destinos internacionais para aproveitar ao máximo o investimento. Dentro do Brasil, 1 semana já é um bom período.
 
 

4. Quando viajar – as estações certas

 
planejando as ferias dos sonhosÉ muito importante escolher a melhor época para a sua viagem. O melhor aproveitamento depende das estação escolhida, seja pelo clima, seja pelas paisagens e atrações e até mesmo pelos preços. Primavera e o Outono são as melhoras épocas para conseguir bons preços e desfrutar de temperaturas amenas, podendo aproveitar melhor os passeios. Verão costuma ser a estação mais cara para as praias e dificulta bastante os passeios em algumas regiões, pois as temperaturas são  muito altas. Inverno para o esqui é a estação mais cara, uma boa alternativa é o final do outono, pouco antes da alta temporada, os preços estão um pouco melhores.
 
 

5. Destinos – para onde ir

 
Destinos das feriasÚltimo, mas não menos importante, é  a escolha do destino.  Sugiro que escolha o com o qual mais se identifica. Eu por exemplo amo as civilizações da Idade Antiga. Reflita sobre seus interesses, podem ser as civilizações antigas, locais e fatos históricos, como eu. Também pode achar que está na hora de recarregar a bateria com muita sombra e água fresca. Tem destino para todos os gostos e bolsos. Mas escolher o que realmente povoa seus sonhos é o primeiro passo para o sucesso da sua viagem.
 
 

5 dicas para escolha do seu destino

 
Escolher o destino pode ser uma tarefa árdua, aqui pretendemos ajudar com algumas dicas. Se o seu objetivo é:
 

1. Descansar

 
ferias ipara desestressarO melhor destino neste caso poderia ser uma praia paradisíaca, tranquila com as mordomias de um resort e sem a obrigação de ter que conhecer um milhão de pontos turísticos. Outra opção seriam as montanhas, em uma cidade pacata. Pode ser do litoral brasileiro ou até a Costa Europeia ou o Caribe, mas praia é sempre relax. As montanhas encontramos bastante na região sudeste e sul do país. Você pode ir de Montes Verdes em Minas Gerais até as pacatas cidades do sul da França. O planeta é o limite, por enquanto.
 
 

2. Ampliar horizontes

 
mulheres tailandesasMinha imaginação voa longe,  logo vem em mente o Oriente, a África, tudo muito diferente do que estamos acostumados. Não precisamos ir tão longe,  o interior do Maranhão ou do Amazonas já  nos levaria a uma nova cultura e forma de vida.
 
 
 

3. Passeios Urbanos

 
ferias inesqueciveisSem dúvida alguma, o  Velho Mundo nos oferece muitas opções. Museus, gastronomias, locais históricos, cultura, arte e muito mais. Começar pela França é uma ótima escolha, afinal é o país mais visitado do mundo. Junte a isso restaurantes famosos e uma noite agitada.
 
 
 

4. Diversão e Compras

 
diversão e comprasImpossível não pensar nos USA, afinal os produtos costumam ser bem mais baratos que aqui, mesmo com o dólar em alta por aqui. E nem precisa ser criança para sonhar com a Disney. Eu escolheria Orlando sem sombra de dúvida, principalmente se for a 1a. viagem aos USA. Atualmente, apesar do Euro ter uma cotação alta comparado ao real, é possível encontrar produtos com preços convidativos na Europa. A Holanda por exemplo une a diversão e tranquilidade com preços ótimos. Alimentação em Amsterdam é uma das mais baratas das grandes cidades europeias.
 
 

5. Contato com a Natureza

 
cachoeira na chapado diamantinaNada melhor que o contato com a natureza para recarregar as baterias para mais um ano de trabalho e correria. As opções são muitas, tanto para quem quer um refúgio com  para quem quer muita atividade ao ar livre. Bons destinos são África do Sul, Austrália ou mesmo a Chapada Diamantina com toda a sua exuberância, nossos Parques Nacionais e até as cidades turísticas que oferecem cachoeiras, rafting, arvorismo e muito mais.
 
 

 

  • Leia planejando as férias dos seus sonhos – parte 2.
  • Tenha em mente o valor que você pode gastar com a viagem, esse é um dado primordial.
  • Tente fugir da alta temporada, assim você aproveita mais e seu dinherio rende.
  • Pesquise sobre a opinião de outros viajantes sobre o destino, melhor época, eventos e custos, isso pode ser decisivo para sua viagem.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana