Ter ou não ter, eis a questão

Eu não gosto muito da palavra Pet, acho que generaliza muito, porém facilita também. A verdade é que estes pequenos seres podem nos trazer grandes alegrias e vantagens. Ok, eles também podem dar um bom trabalho, mas eu acho que vale a pena todos os segundos gastos com eles.
 
 
efeito terapeutico animais de estimacao
 

Efeitos terapêuticos nos adultos

 
Pesquisas comprovam os ganhos da vida conjunta – humanos e animais de estimação. A interação do animal e seu dono traz benefícios físicos e psicológicos. Há estudos que comprovam melhora na depressão, redução da pressão arterial e controle da dor.
Também contribui com a autoestima, auxilia a família na redução do estresse e melhora a interação social.
 
 
efeito terapeutico de animais de estimacao em crianças
 

Convivência com as crianças

 
A convivência com o animal traz ganhos e aprendizados às crianças; responsabilidade, tolerância e afeto. A importância de cuidar do outro, respeitar as limitações e vontades e compartilhar afeto sentindo a importância disto são alguns dos ganhos.
 
 
cuidados com os pets
 

Nem tudo é brincadeira

 
Tudo muito lindo, a convivência e a alegria, mas os bichinhos requerem cuidados. Os filhotes precisam de acompanhamento veterinário quase que mensal. Vacinas, alimentação adequada, higiene e educação. Após se tornarem adultos, os cuidados continuam sendo necessários, inclusive as atividades físicas. Atualmente os gastos com eles não são poucos e podem chegar a valores estratosféricos em caso de doenças e tratamentos.
 

1. Acompanhamento Veterinário

 
cuidado com os petsOs filhotes são como crianças, precisam de avaliações médicas periódicas, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, além da indicação de vitaminas, vacinas e vermífugos. Filhotes até que estejam com todas as vacinas tomadas, não devem sair de casa, manter contato com outros animais ou usar mesmo ambientes utilizados por outros animais. Desta forma os banhos devem ser dados em casa, protegendo os ouvidos e os olhos. Atenção para a periodicidade dos banhos.
 
 

2. Alimentação

 
alimentação de pets
Deve ser adequada à raça e idade do animal, atualmente existe uma variedade imensa de rações, complementos alimentares e petiscos, consulte seu veterinário sobre qual oferecer ao seu bichinho. Outro ponto importante é a higienização diária do comedouro e bebedouro, é imprescindível para não contaminar os pets.
 
 

3. Higiene

 
banho de cachorroA rotina de banhos é importante. Não se deve exagerar, mas também não pode ser negligenciado. Diferentemente que todos pensam, o período prolongado sem banho pode dar coceiras no animal. A frequência do banho depende da raça, do porte, da pelagem, do clima entre outras variáveis.  As tosas também são importantes, pois estão diretamente ligadas à higiene. Não esqueça de que as unhas devem ser aparadas e as orelhas e dobras do focinho limpas. Os dentes também devem ser escovados com pasta de dente específica para cães. O ideal é consultar o veterinário para saber a frequência ideal da higienização do seu pet. Além disso, é importante manter o local onde fica o animal em perfeito estado de limpeza. Toda vez que o animal urinar ou evacuar, o local deve ser limpo imediatamente para evitar contaminação.
 
 

4. Prevenção

 
vacinação de animaisNão podemos deixar de lado a prevenção, ela é imprescindível para garantir o bem estar e a longevidade do animal. Além de manter o ambiente limpo e saudável, protege a família também. A vacinação é importantíssima. Os cães por exemplo tem uma quantidade impressionante de doenças – parvovirose, cinomose, tosse dos canis, giardia e raiva que são apenas algumas entre as diversas doenças que podem ser prevenidas  por meio da vacinação. Proteção contra pulgas e carrapatos também é outra prevenção que não devemos negligenciar. Quanto mais quente, úmido e protegido o ambiente, mais propício para as pulgas se proliferarem. O carrapato vermelho é o mais comum a infestar os cães e gatos e está perfeitamente adaptado às áreas urbanas e residências. Já o controle de parasitas intestinais (vermes e protozoários) é um dos cuidados mais importantes do programa preventivo de saúde, pois uma infestação severa pode levá-lo a morte em poucas semanas.
 
 

5. Lazer

 
brinquedos para petsOs animais precisam de entretenimento e atenção para que possa desenvolver um comportamento tranquilo e dócil. Muitas pessoas negligenciam esta questão e acabam alimentando, inconscientemente, a raiva e a agressividade em cachorros, gatos e demais espécies domésticas. Os animais também precisam de atenção, carinho e atividades nas quais gastem energia. Precisam se desestressar, por isso é importante ter brinquedos sempre a mão, fazer caminhadas e brincadeiras diárias e dar muito carinho. Alguns brinquedos e ossinhos encontrados no mercado podem trazer riscos ao seu pet, atenção redobrada com o que pode ser engolido por eles. Quanto mais interativo e amistoso o contato entre os donos e seus bichinhos de estimação menores serão os problemas relacionados ao comportamento agressivo ou abrupto do animal no convívio com as pessoas e espécies diferentes.
 
 

6. Acomodação

 
casinhas para cachorrosSó quem tem um animal de estimação sabe como é difícil delimitar espaço e fazer com que eles utilizem as camas, sem estragar sofás ou encher a casa toda de pelos. Recicle ou reinvente espaços na sua casa e crie algo que seja confortável para o seu pet sem sair do design do seu ambiente, com muito charme e estilo. Qualquer cantinho pode ser aconchegante para o seu pet, desde que seja limpo com frequência e ele esteja sempre perto da família. Deve se levar em consideração o porte do animal. Apartamentos se adaptam melhor a bichinhos de pequeno porte, já casas com espaço externo comportam animais maiores.
 
 

7. Novidades

 
cupuntura para cachorroHoje em dia tem uma série de serviços disponíveis para seus pets, principalmente para cães e gatos. Desde de tratamentos não tão comuns a animais como acupuntura, limpeza dos dentes para remoção de tártaros, florais, adestramento para ansiedade que podem ajudar em alguns problemas até tratamentos estéticos para pelos, academia de ginástica para cães que precisam de atividade física seja pelo porte, seja pelo peso, creche para os bichinhos não se sentirem solitários enquanto a família está em suas atividades fora de casa, hotéis para que eles sejam bem cuidados durante as viagens nas quais não podem acompanhar a família, entre outros.
 
 

 

  • Leia o pet que mais combina com você.
  • Pense muito bem antes de decidir em ter um animalzinho de estimação, pois dependendo do animal ele terá uma expectativa de vida que pode chegar a 20 anos.
  • Busque informações a respeito antes de escolher o seu bichinho, há raças nas quais os cuidados são bastante relevantes.
  • Caso a decisão seja adquirir um filhote, pesquise antes de decidir pelo local de compra, é importante que seja idôneo e trate os animais com respeito.
  • Não esqueça: todo trabalho que o bichinho dá vale muito a pena, pois ele nos retorna com amor e alegria em dobro.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana