Quer emagrecer? Corra!

Emagrecimento é uma das palavras mais procuradas no Google. Nada surpreendente, afinal quem não quer ou precisa perder uns quilinhos? Para dar uma força a quem quer emagrecer com saúde, convidamos Elcio Magalhães – Personal Trainer – especializado em emagrecimento, para nos dar algumas dicas.
 
 
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Os benefícios

 
Segundo o personal trainer, Elcio Magalhães, correr é uma das modalidades que mais ajudam no emagrecimento, mas o corpo deve estar preparado e nunca ultrapassar o limite, preservando a sua saúde. Além disso, correr aumenta o condicionamento físico, fortalece os músculos, combate a insônia, auxilia no controle do colesterol e previne a osteoporose. De quebra, inunda o organismo com endorfina e gera a sensação de bem-estar.
 
 
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A importância da alimentação

 
“Começar uma atividade física é um grande passo, mas a alimentação precisa de atenção, uma dieta equilibrada é indispensável para um bom desempenho nos treinos e deve conter alimentos do grupo dos carboidratos, proteínas, gordura boa, frutas e vegetais”, diz o personal trainer Elcio Magalhães. Antes da atividade física, ele recomenda consumir alimentos ricos em carboidratos, para garantir energia suficiente durante a atividade e para que não ocorra perda muscular. “Depois do treino, o ideal é consumir proteína animal magra, acompanhada de um carboidrato complexo”, alerta o personal trainer.
 
 
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O treino

 
Fortalecer os músculos, intercalar corrida e caminhada e alongar-se são medidas essenciais para a prática de qualquer esporte. Para a corrida é muito importante, pois os músculos são bastante exigidos e precisam estar em forma.
 

A musculatura

 
Musculatura-corporal-Os músculos das pernas e do core, região que compreende o abdômen e a lombar, são os mais utilizados durante a corrida. Por isso, precisam ser exercitados para evitar lesões nas articulações, tendões e ligamentos. “A corrida é um esporte de impacto. Músculos fortalecidos evitam lesões, a falta de fortalecimento pode causar lesões agudas ou crônicas que impedirão a continuidade da atividade”, diz Elcio Magalhães.
 

O tênis adequado

 
tenis-de-corridaO melhor tênis para a corrida, principalmente para quem está começando são os modelos com solado macio para absorver o impacto. O calçado correto evita lesões nas articulações, principalmente no joelho.
 

O começo

 
caminhada-na-esteiraPara quem nunca praticou a corrida, a esteira pode ser a porta de entrada para a modalidade. “É indicado que comece a correr na esteira, e gradativamente, com a orientação de um profissional de educação física, passe para a rua…A maioria das pessoas não tem preparo físico para simplesmente começar a correr, desta forma a transição gradativa da caminhada para a corrida deve ser feita, pois ajudará na aquisição de um condicionamento físico, muscular e cardiorrespiratório eficiente”, afirma Elcio Magalhaes. Os primeiros treinos devem priorizar a duração, não a intensidade.
 

A frequência

 
Tabela-treino-corrida
A frequência de treinamento deve ser de 3 vezes por semana, alternando caminhada e corrida. O tempo de corrida deve aumentar, semanalmente, conforme o treino vai progredindo e o praticante evoluindo. Tanto a musculatura quanto o sistema cardiopulmonar conseguem se adaptar mais rapidamente ao esporte se a frequência for constante. O alongamento ajuda bastante, fazendo no mínimo 3 sessões de alongamento por semana, evita o aparecimento de lesões.
 

Os limites

 
frequencia-de-treinoExagerar na intensidade da corrida não é a melhor forma de começar na modalidade. O excesso pode causar lesões nas articulações e fadiga extrema. “O ideal é estabelecer o limite de 70% da frequência cardíaca máxima”, diz Elcio Magalhães. Pode parecer monótono no começo, mas conforme os treinos evoluem, a pessoa consegue correr num ritmo forte sem que a frequência cardíaca suba tanto.
 
 
 

Apps que ajudam no treino

 

Nike + Running

nike-plus-runningPara você que é praticante de corrida, este é o seu aplicativo. O Nike-GPS salva a quilometragem e a trajetória percorrida. Também oferece dicas para sua corrida, melhores roupas, tênis, desafios e busca o incentivo de seus amigos no Facebook que podem acompanhar suas corridas. Você também recebe, por meio de vídeos, mensagens motivadoras, de atletas consagrados. Disponível para iOS e Android.
 

Runtastic

Runtastic-appFunciona mais ou menos como o Nike + running, permitindo analisar o desempenho com dados objetivos a cada treino. Além disso, gera estatísticas semanais e mensais. O aplicativo inclui uma lista com mais de 30 atividades esportivas, como corrida, ciclismo, patinação, entre outros. Para quem já corre, ele age como um estímulo contínuo, oferecendo rastreio automático de distância, tempo, velocidade, passo, calorias consumidas, altitude, batimento cardíaco, entre outras diversas funções. Disponível iOS e Android.
 

Runkeeper

RunKeeper-LogoÉ um aplicativo que ajuda a realizar seus exercícios e mantê-lo em forma e motivado. Ele ajuda a organizar e monitorar as atividades físicas realizadas, sejam quais forem como por exemplo: Caminhada, ciclismo, corrida, natação, etc. Utilizando o GPS do seu aparelho, ele marca a sua movimentação realizando o traçado dos locais por onde você passou e também calculando o seu deslocamento, sua velocidade, seu ritmo, seu gasto calórico, etc. Disponível para iOS e Android.
 

Spotify Running

 
spotify-logoO Spotify Running, recurso voltado para corredores. O app vai tocar músicas de acordo com o ritmo de corrida do usuário, o que incentiva performances melhores. Caminhadas serão embaladas por sons mais calmos, enquanto corridas rápidas terão batidas mais pesadas como trilha sonora.
 
 
 
 

Elcio Magalhães

 
Elcio-MagalhaesNosso colaborador, o personal trainer Elcio Magalhães de Lemos, é formado em educação física com especialização em emagrecimento. Atua como Coordenador de Unidade da Bio Ritmo Academia há 12 anos.
Email – elciomagalhaes.fitness@gmail.com / whatsapp – 11 971352081
 
 

 

  • Leia o seu corpo é você quem faz.
  • Não perca tempo, anime-se e comece a treinar hoje mesmo.
  • Se você for como eu, sem disciplina, então um Personal Trainer ajuda muito a manter o ritmo.
  • Você pode começar sem gastar nada, basta ter vontade e se tiver companhia melhor ainda.
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