Regime ou dieta saudável?

Regime, dieta, emagrecer, perder peso, perder barriga são alguns dos termos mais buscados no Google. E não é a toa, pois quem não quer reduzir pelo menos 1 kg. Para trazer informações corretas e confiáveis, recebemos na casa da Ana, a Personal Trainer e Nutricionista Paola Beltrami Rossani , para um bate papo. Vamos ver o que ela traz de dicas sobre como se manter saudável com o peso ideal.
 
 
emagrecer-perder-barriga
 

Manter a forma

 
Conversamos sobre as dúvidas mais frequentes sobre o peso ideal, a alimentação saudável, rotina adequada e sugestões para o dia a dia. Não é um bicho de 7 cabeças manter uma dieta saudável. Um pouquinho de boa vontade e determinação podem fazer maravilhas pela nossa saúde, além de ajudar na conquista da silhueta desejada.
 

Bate papo com Paola

 

Peso ideal

emaemagrecer-regime-perder-barrigaNCDA : Emagrecer é o “objeto de desejo” de todos, principalmente das mulheres, que lutam com o seu metabolismo mais lento, qual o peso ideal para as mulheres?
Paola: A maneira mais fácil de calcular o peso ideal é utilizar o IMC como parâmetro. Para calcular o IMC, divida seu peso pela sua altura ao quadrado, por exemplo, se seu peso é 70kg e a sua altura 1,50m, o cálculo do IMC será: IMC = 70 ÷ (1,50X1,50), IMC = 70 ÷ 2,25, IMC = 31,11. O IMC de uma pessoa saudável, deve ser entre 19-24. Abaixo desses valores, significa baixo peso, acima deles, sobrepeso ou até obesidade.
 

Redução de peso

regime-redução-de-pesoNCDA : Com a idade, a redução de peso fica mais difícil, qual o seu conselho para mulheres de 30, 40 e 50+?
Paola: Sempre digo, que para nós mulheres, a cada 5 anos que passam sofremos grande alteração em nosso metabolismo. Por isso, devemos sempre praticar atividade física, ter uma alimentação regrada com um consumo balanceado de frutas e verduras e, realizar exames periodicamente para avaliar o bom funcionamento de nosso organismo. E, se necessário, procure ajuda de um nutricionista para deixar sua dieta de acordo com suas reais necessidades e obter seus resultados de uma maneira mais rápida e segura.
 

Alimentação saudável

emagrecer-dieta-saudavelNCDA : Como manter uma dieta saudável e com poucas calorias?
Paola: O grande segredo está na escolha dos alimentos (menos açúcar, menos gordura, preferência aos alimentos in-natura) e, fracionar suas refeições a cada 3-4 horas somando ao final do dia um total entre 5-6 refeições.
NCDA : Para quem faz as refeições fora de casa diariamente, o que deve escolher?
Paola: Se você realiza suas principais refeições (almoço e jantar) fora de casa, evite colocar em seu prato preparações gordurosas, preencha metade do prato com verduras e legumes e distribua a outra metade entre o arroz ou macarrão, feijões e carnes. Fuja das sobremesas e se for necessário o consumo de algum tipo de líquido com a refeição, dê preferência a água.
 

Mantendo a dieta

regime-emagrecer-perder-barrigaNCDA : As dietas não dão resultado a médio e longo prazo pois as pessoas se “entediam” com o cardápio repetido por vários meses, que dica você dá para a continuidade da dieta?
Paola: Devemos sempre procurar um profissional da área de nutrição para a elaboração de um cardápio. Caso você fique entediado com as opções, não desista! Fale com o nutricionista que está realizando seu acompanhamento e peça a ele um cardápio mais variado. O importante é não desistir de seus objetivos.
NCDA : Como se manter motivada numa dieta?
Paola: Procure respeitar a prescrição e sempre variar o cardápio de acordo com as substituições que forem sugeridas. Procure nunca consumir os mesmos alimentos durante um longo período de tempo. Isto poderá deixar você enjoado e desmotivado.
 

Fruta e dieta

dieta-saudavel-com-frutasNCDA : Muitas pessoas pensam que comendo uma fruta, tomando suco natural, não comendo carboidratos e frituras/gorduras é o suficiente, qualquer fruta e quantidade ajuda na dieta? Deixar de comer carboidratos é uma decisão correta?
Paola: As frutas são alimentos fundamentais para o equilíbrio de vitaminas e minerais em nosso corpo, no entanto, possuem grande quantidade de frutose (açúcar da fruta). Devemos consumí-las em pequenas porções e distribuídas ao longo do dia, pois as fibras, presentes em sua composição. auxiliarão na manutenção da saciedade. A restrição total de carboidratos na dieta não é correta, pois nosso organismo necessita da energia que ele fornece, para ter disposição para as atividades diárias.
 

Refeições fracionadas

emagrecer-dieta-de-3-em-3-horasNCDA : Como distribuir as refeições ao longo do dia ?
Paola: Fracione suas refeições a cada 3-4 horas somando ao final do dia um total entre 5-6 refeições e, de preferência nunca pule o café da manhã.
 
 
 
 

Treino e metabolismo

emagrecer-treino-dieta-equilibradoNCDA : Como coordenar dieta e treino?
Paola: Planeje a distribuição de suas refeições e seu horário de treino. De preferência, realize sempre uma refeição, entre 1 e 2 horas, antes do seu treino, e outra entre 40 minutos a 1 hora, após o treino. A refeição pré treino deve conter uma maior quantidade de carboidratos e a refeição pós treino uma quantidade balanceada de carboidratos e proteínas.
 
 

Sugestões de cardápios saudáveis

 

Café da manhã

dieta-saudavel-cafe-da-manhaOpção 1
Tapioca com queijo branco, melão, leite semi ou desnatado com achocolatado ou café
Opção 2
Pão de forma integral, requeijão, vitamina de leite com mamão
Opção 3
Leite semi ou desnatado com café ou achocolatado, banana com aveia
 

Lanches intermediários

dieta-saudavel-lanche-da-manhaOpção 1
Iogurte desnatado, granola, banana
Opção 2
Biscoito tipo maisena, toddynho light, maçã
Opção 3
Barra de cereal, pêra, iogurte desnatado
 
 

Almoço

dieta-equilibrada-almoco-saudavelOpção 1
Arroz integral, feijão, bife de panela, beterraba cozida e salada de alface
Opção 2
Arroz integral, grão de bico, filé de frango grelhado, vagem cozida e salada de rúcula
Opção 3
Macarrão integral com molho vermelho, salada de feijão branco, filé de tilápia, chuchu refogado e salada de tomate com cenoura ralada
 

Jantar

macarrao-com-atumOpção 1
Pão de forma integral, peito de peru light, alface e tomate
Opção 2
Arroz, filé de frango grelhado, cenoura refogada, salada de agrião com cebola
Opção 3
Macarrão integral alho e óleo, atum em água, brócolis cozido e salada de beterraba ralada
 
 

Paola Beltrami Rossani

 
Nutricionista-personal-trainer-PaolaNossa colaboradora, Paola é formada em Educação Física e Nutrição, especialista em treinamento de força e condicionamento físico. Atua como nutricionista em atendimento individual, como Personal Trainer e como professora na Bio Ritmo Academia em aulas para a Terceira Idade.
E-mail: prossani@gmail.com WhatsApp: (11)98082-7725.
 
 

 

  • Leia Quer emagrecer? Corra!
  • Uma alimentação equilibrada e atividades físicas são importantes para uma vida saudável.
  • Trate-se como prioridade e ache horário para treinar e se alimentar corretamente.
  • Deixe a gula e a preguiça de lado e comece já.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana