Etapas de um relacionamento

Todo relacionamento significativo engloba centenas de questões: direito, dever, acusação, perdão, confiança, traição e tantas outras. Toda relação inclui felicidades e problemas. A duras penas já aprendemos  que o “e viveram felizes para sempre”  não existe. Um relacionamento tem que ser construído, desde o seu primeiro dia e por mais que pareça “clichê”, a base deve ser sempre de amor, confiança, sinceridade e companheirismo. Mas como nem tudo são flores, vamos refletir um pouco sobre o relacionamento.
 
 
dia dos namorados
 

As 5 etapas de um relacionamento

 

1. A paixão

 
Quando você se apaixona, seu cérebro libera um coquetel de substâncias químicas (adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina, oxitocina, serotonina e endorfinas), destinadas a manter o seu coração batendo forte e rápido e espalhar um calor pelo corpo. Permite que você veja o mundo através de lentes cor de rosa, vendo apenas o que lhe agrada. Há apenas uma diferença entre estar apaixonado e estar sob efeito de drogas – estar apaixonado não é ilegal. A paixão dura de 2 meses a 2 anos.
 
 
briga de casal
 

2. O despertar

 
Quando o seu cérebro para de produzir as tais substâncias químicas da paixão, um belo dia você acorda em pânico e supõe que o relacionamento é falho, já que a lente cor de rosa não existe mais. Este é um momento muito doloroso para a maioria dos casais, pois o “felizes para sempre” desaparece e é substituído por sentimentos de decepção e raiva. Ao invés de ver suas semelhanças, começam a se concentrar em suas diferenças e os defeitos do outro.
 
 
luta de casais
 

3. A luta pelo poder:

 
Então um começa a tentar mudar o outro de volta para a pessoa que imaginaram ser, ou puni-los por não serem assim. Muitas vezes, um dos parceiros se afasta precisando de espaço e o outro o persegue sentindo-se emocionalmente abandonado. O objetivo desta fase é estabelecer a autonomia no relacionamento, sem destruir a ligação de amor entre os parceiros. Esta fase pode durar de alguns meses a anos, dependendo do apoio e orientação e da vontade de crescer.
 
 
amizade e confiança
 

4. A estabilidade

 
Importante aprender a aceitar e apreciar as diferenças, a compartilhar o poder, descobrir quem é e o que tem, como um casal, desistir de suas fantasias de harmonia sem luta, render-se a vida do jeito que ela é. Uma vez aprendido a lutar de uma forma que o casal ganhe, alcançou o caminho da estabilidade. Ambos têm que aceitar que são diferentes, têm limites claros e precisam se respeitar mutuamente.
 
 
casal em harmonia
 

5. O compromisso 

 
A aceitação de que são humanos e como tal estão sujeitos a falhas, mostra que aprenderam a se amar. O vínculo nas relações de casal significa estar disponível para dar e receber o amor entre ambos. Mas este dar e receber requer um equilíbrio, uma ordem em que nenhum dos dois está em primeiro lugar, ou é inferior ou superior. Experimenta assim o equilíbrio do amor, onde há pertencimento, divertimento, poder e liberdade. A armadilha está em pensar que todo o trabalho foi feito. Relacionamentos são eternas construções.
 
 
 

 

  • Leia todo relacionamento tem conflito.
  • Manter um relacionamento não é fácil, não é um conto de fadas, onde o final “viveram felizes para sempre” exista.
  • Requer um trabalho constante de construção para se ter um relacionamento estruturado e forte.
  • Aproveite a etapa da paixão, porque apesar de saber que não é eterna, é muito boa.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana