Sintomas de gripe e resfriado – busque alívio

Inverno…a gente logo sonha com uma manta, uma caneca quente nas mãos, um bom livro ou filme. Mas infelizmente temos outro símbolo do inverno, é a temporada da gripe e do resfriado. Vamos entender os sintomas da gripe e resfriado, a diferença entre um e outro, o porquê do aumento de casos no frio, a prevenção e algumas receitinhas caseiras para minimizar os sintomas.
 
 
gripe-ou-resfriado
 

Gripe ou resfriado?

 
Segundo Drauzio Varela, gripe e resfriado são doenças virais e vão muito além de um simples espirro. Embora os sintomas sejam semelhantes, os da gripe são bem mais intensos.
www.drauziovarella.com.br
 

Sintomas

 
Gripe mal-estar-de-gripe febre acima de 38,5 C, podendo chegar aos 40C, dores no corpo, mal estar intenso e cabeça pesada que impedem as atividades cotidianas.
 
Resfriado– nariz obstruído com secreção, espirros frequentes. As vezes sensação de garganta ardendo/arranhando, febre baixa e leve mal estar.
 
 
 
hábitos-vida-saudável
 

Prevenção

 
Como se trata de vírus, não há prevenção com grande eficácia, exceto a vacina que é polêmica. Ainda assim há algumas maneira de minimizar o risco de ser pego pelo vírus ou de atenuar o seu “estrago”.
 

3 dicas para prevenir

 
ambiente-ventilado1. Evitar locais fechados fugir de locais abafados e aglomerados. Quando estiver no transporte público, procure manter as janelas abertas, mesmo em dias frios. A circulação de ar ajuda a minimizar a transmissão do vírus. Use umidificadores de ambiente quando o ar estiver muito seco.
 
 
como-lavar-as-maos2. Redobrar a higiene lavar as mãos sempre que possível reduz muito as chances de contágio. Use água corrente e sabão, limpe as unhas e todos os cantinhos ao redor delas. O álcool em gel é prático e eficiente, mas não deve substituir a água e o sabonete. Ao espirrar, cubra o nariz e a boca com lenços descartáveis de papel. Se lembra daqueles lenços do vovô, feitos de pano? Evite-os sempre, eles não são nada higiênicos. Evite tocar os olhos e o nariz antes de lavar bem as mãos. Desinfete sempre que possível objetos muito tocados por você ou por outras pessoas.
 
vida-saudavel3. Manter uma vida saudável, com alimentação equilibrada, atividades físicas, horas de sono suficientes, lazer entre outras coisas, ajuda seu sistema imunológico a estar na melhor forma possível, proporcionando a você as melhores condições de lutar contra os sintomas de gripe e resfriado.
 
Alimentos mágicos
alho-e-limão-vitamina CVitamina C – atua na defesa do organismo contra infecções.
Alho – possui um poderoso antiviral, antibiótico e antifúngico e melhora o sistema imunológico.
equinácea-combate-gripeEquinácea – tem a reputação de melhorar a imunidade e estudos parecem comprovar isso. Um estudo de 2007 da Universidade de Connecticut combinou descobertas de 14 experimentos anteriores e concluiu que a equinacea pode reduzir as chances de pegar um resfriado em até 50% e reduzir a duração em cerca de 1,4 dias, em média.
 
 
 
remedios-caseiros
 

Remédios Caseiros que ajudam a melhorar os sintomas da gripe e resfriado

 
É melhor prevenir que remediar, já dizia minha mãe. Mas com a gripe e o resfriado soltos por aí, vamos aprender umas receitinhas para minimizar os terríveis sintomas.
 

Xarope de mel, limão e gengibre

xarope-limao-mel-gengibreIngredientes – 1 limão grande ou 2 pequenos com a casca (limpe bem a casca); 200 ml de mel, 1 pedaço de gengibre (+/- 5 cm).
Modo de preparo – Lave bem o limão e o gengibre, corte-os em pedaços e triture-os no liquidificador. Adicione o mel e bata bem os ingredientes na velocidade máxima. Coloque a mistura em um frasco limpo e bem fechado. Guarde-o na geladeira.
Indicação – Tome 1 colher de sopa ao dia. Para crianças utilize somente 1 colher de chá ao dia.
 
 

Chá de canela com mel

chá-de-canelaIngredientes – 500 ml de água, 3 paus de canela e mel a gosto.
Modo de preparo – Colocar a água numa panela e acrescentar a canela, deixando ferver por cerca de 15 minutos. Apagar o fogo, tampar a panela e esperar amornar. A seguir, adicionar o mel e beber.
Indicação – Tomar de 3 a 4 vezes por dia.
 
 

Chá de equinácea

cha-de-equinaceaIngredientes – 1 xícara de água fervente, 1 colher de sopa de folhas secas de equinácea.
Modo de preparo – Colocar a equinácea na água fervente e aguardar 10 minutos. Coar e tomar a seguir.
Indicação – Tome 2 vezes ao dia.
 
 

Chá de sabugueiro com tília

remedios-naturais -sabugueiroIngredientes – 1 colher de chá de sabugueiro, 1 colher de chá de tília, 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo – Adicionar o sabugueiro e a tília na xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos, devidamente tampado. Coar e tomar a seguir.
Indicação – Tome 2 vezes ao dia.
 
 
 

Reduza os sintomas de gripe e resfriado em 5 passos

 

1. Repousar

repouso-para-sarar-da-gripeÉ muito importante o repouso, uma vez que permite ao corpo usar toda a sua energia para combater a virose. Fazer qualquer atividade quando se está doente debilita as defesas do corpo e o deixa exposto a possíveis complicações. Melhor não gastar energia. Poupe-se.
 
 
 

2. Ingerir muito líquido

combata=gripe-com-liquidosOs líquidos, especialmente a água, são ainda mais importantes se a gripe causar febre, uma vez que poderá ocorrer desidratação. Além do mais, os líquidos podem proporcionar os nutrientes necessários quando o indivíduo está muito doente para comer. Invista nos sucos de fruta, vitaminas e sopas.
 
 
 

3. Tomar analgésicos

ANALGÉSICOS-001Analgésicos como ácido acetilsalicílico, paracetamol e Ibuprofeno para o alívio das dores.
 
 
 
 

4. Lavar narinas e garganta

spray+nasal+2Gargarejos com água e sal promovem alívio da dor de garganta, removendo o excesso de secreções. Pingar nas narinas, várias vezes ao dia, solução de cloreto de sódio, evitando a sinusite devido ao acúmulo de secreção.
 
 
 

5. Fazer inalação

inalaçao-naturalA inalação auxilia na desobstrução das vias respiratórias. Aumentar a umidade dos cômodos ajuda a diminuir o desconforto da tosse e do ressecamento do nariz. Basta deixar um balde ou bacia com água em cada cômodo.
 
 
 
 

 

  • Leia Não somos mulheres maravilhas.
  • O principal é manter uma vida saudável, mantendo a imunidade em alta.
  • Os chás citados aqui podem ser consumidos para melhorar a imunidade.
  • Apesar do frio, não se esqueça de manter a ventilação dos ambientes.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana