TPM – porque você sofre com ela

A TPM Já virou lugar comum, até os filhos pequenos, quando a mãe está estressada ou nervosa, soltam a famosa frase: Você tá na TPM? Esta frase por si só aumenta a irritabilidade a graus altíssimos. Mas como nos livrar disso? Vamos aumentar nosso conhecimento sobre essa fase pela qual todas as mulheres, em fase fértil, passam mensalmente.
 
 
mal estar na TPM
 
 

Desmitificando a TPM

 
Ainda tem gente que acha que TPM é invenção, mas quem já sofreu pelo menos um dos sintomas pode garantir o quanto é verdadeiro. A TPM foi comprovada cientificamente por pesquisadores – homens é claro! Afinal que mulher duvida da TPM? TPM é a sigla para Tensão Pré- Menstrual, é uma síndrome que acomete as mulheres em idade reprodutiva e está ligada à menstruação. O que caracteriza a TPM são sintomas físicos e emocionais. Algumas literaturas especializadas classificam a TPM em 5 tipos: Tipo A, relacionado com a ansiedade; tipo C, relacionado a compulsão alimentar, tipo D, relacionado a sintomas depressivos; tipo H, relacionado a retenção de líquidos e o tipo O, relacionado a outros sintomas.
 
 
sintomas da TPM
 

Entendendo o porquê dos sintomas

 
mulher irritana e na TPM1. Irritabilidade, agressividade, depressão
Culpa da Serotonina, que antes da menstruação, atinge níveis muito baixos. A Serotonina é substância produzida pelo sistema nervoso e é responsável, entre outras coisas, pela alteração de humor e apetite. O que fazer: Mantenha as atividades físicas, que ajudam a melhor os níveis de Serotonina, evite cafeína que é estressante e o álcool que é depressivo. Controle a vontade de comer doces, pois piora a retenção de líquidos.
 
dor de cabeça na TPM2. Dores de cabeça, cólicas e dores musculares
Aqui os hormônios são os vilões. As prostaglandinas são hormônios produzidos em excesso antes da menstruação. E isso causa as dores. O que fazer: Evite frituras e comidas gordurosas e dê preferência a uma alimentação rica em proteínas, caso seu organismo se ressinta com prisão de ventre, inclua alimentos fibrosos, como granola, aveia e feijão, no cardápio. Caso a dor seja muito intensa, utilize analgésicos específicos.
 
inchaço na TPM3. Inchaço e maior propensão a doenças
Mais uma vez os hormônios são os vilões, neste período o estrógeno cai e a progesterona sofre um aumento. Essa gangorra hormonal desencadeiam alterações nos níveis de cálcio e vitaminas, o que causa o inchaço e a baixa da imunidade feminina. O que fazer: Consuma mais potássio, encontrado em banana, abacate, folhas escuras e carnes magras. E beba bastante água! Quanto mais xixi você fizer, mais fácil será manter uma boa quantidade de líquidos no corpo. Por último, não fique tentada a não ir na academia, exercício físico melhora o metabolismo, o que contribui para a redução do inchaço.
 
acne na TPM4. Problemas na pele – aumento de acnes
Outra vez os hormônios. As mudanças no nível de testosterona dizem para o corpo produzir mais oleosidade na pele e até aumentam os pelos. Os níveis de cortisol também se alteram, o que favorece o surgimento da acne. O que fazer: Deixe os tratamentos de pele para outro período, utilize cremes e sabonetes específicos para seu tipo de pele e evite a água muito quente.
 
fadiga na TPM5. Dificuldade para dormir e fadiga
A fadiga tem a ver com o aumento nos níveis de estrogênio e progesterona. Dormir fica mais difícil – e não é à toa que você parece um panda por uns três ou quatro dias. Algumas mulheres sentem o rendimento no trabalho diminuir e uma preguiça maior na academia. O que fazer: Movimente-se o máximo possível: troque o elevador pela escada e estacione o carro um pouco mais longe do seu destino para forçar uma caminhada. Qualquer exercício que acelere o coração ajuda a recarregar as baterias. Só não vale buscar energia em doces ou café: a sensação de prazer é imediata, mas logo depois o sangue cheio de açúcar faz você ficar ainda mais mole.
 
 

 

  • Leia também como driblar a tpm no trabalho.
  • Não sofra calada, se você tem pelo menos um dos sintomas, procure o médico de sua confiança e peça orientações.
  • A TPM dura 10 dias, então deixe as questões difíceis e decisões importantes para os outros 20 dias do mês.
  • Não sou profissional da área de saúde, sou apenas pesquisadora. Procuro sempre fontes confiáveis como profissionais renomados, universidades e hospitais do Brasil e do mundo para buscar minhas referências.
  • Mantenha uma dieta equilibrada e na TPM abuse dos nutrientes que ajudam a combatê-la.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana