Traição ou infidelidade

Definição do dicionário: Traição – sf 1 Ato ou efeito de trair. 2 Quebra de fidelidade prometida e empenhada; aleivosia, intriga, perfídia. Infidelidade – sf 1 Falta de fidelidade. 2 Qualidade de infiel. 3 Traição. 4 Falta de exatidão ou de verdade. 5 Dir Transgressão da fé matrimonial, ou do dever de fidelidade, comum aos cônjuges. Na realidade as 2 palavras significam a mesma coisa. Fonte de inspiração de escritores de grandes clássicos, o fantasma da traição vive cercando muitos relacionamentos. Estudos indicam que cerca de 60% dos casais passam por uma crise que culmina numa “pulada de cerca” de alguma das partes do casal, ou quem sabe, até das duas. O que sabemos é que ser infiel ou ser traído transforma a nossa vida para sempre.
 
 
infidelidade
 

O perfil da infidelidade

 
Segundo Dr. Flávio Gikovate (médico-psiquiatra, psicoterapeuta, conferencista e escritor), as pessoas infiéis e traidoras, devem ser separadas em 2 tipos: egoístas e generosos. Cada um deles, quando trai, tem motivações e meios diferentes.
infieis-e-egoistasOs egoístas são indivíduos que não toleram frustrações, e por conta disso não se arriscam a amar profundamente. Eles não sabem ser contrariados e cuidam mais dos próprios interesses do que dos outros. Nesse perfil se encaixam as pessoas sedutoras, descontraídas e que recebem mais atenção do que dão. “Elas não têm remorso nem culpa”, explica o psiquiatra. Os famosos cafajestes e as mulheres insinuantes fazem parte dessa categoria que, por falta de freio moral, traem quando querem. “Os egoístas são de vários tipos: cultos, feios e bonitos”, explica Gikovate.
 
infieis-generososOs generosos só traem quando têm uma motivação especial. Reservados e discretos, eles se culpam demais, fazem o estilo bonzinho e seguram o desejo de ficar com outras pessoas pelo receio de magoar. “Ele pensa, pondera, não consegue mentir. Ele só vai aprontar se o casamento tiver muito abalado ou se as circunstâncias forem específicas”, define Gikovate. Nesses casos, é mais comum que o homem ou a mulher busque fora da relação estável uma necessidade não atendida, que pode ser sexo, admiração ou respeito.
 
 
infidelidade-masculina
 

Traição é prerrogativa masculina?

 
homem-infiel-sociedade-incentiva

  • Apesar de estarmos no século 21, a mentalidade de que homens são infiéis por necessidade fisiológica ainda paira no imaginário das pessoas. A sociedade até mesmo os incentivam, desde jovens, a terem diversas parceiras sexuais, a ser o conquistador e a buscar aventuras fora da vida conjugal.

  • Já as mulheres são condenadas pela traição. A sociedade ainda vê as mulheres infiéis como um atentado à moral e à família.
  • O desejo de ter uma vida sexual com mais emoção é grande tanto para homens como para as mulheres, porém deve se levar em conta a possibilidade de destruir o projeto de vida no qual tanto se empenharam.
  • traicao

  • A realidade é que a traição vem crescendo. Entre os mais jovens, as mulheres estão tão propensas a trair quanto os homens. Já acima dos 40 anos, o homem ainda trai mais que a mulher. Pesquisa mostra que 70,6% dos homens brasileiros declararam já terem traído ao menos uma vez na vida. Entre as mulheres, o percentual era de 56,4%.
  • O homem é menos cuidadoso na hora de esconder a infidelidade e tende a trair ao longo da vida, já as mulheres se tornam mais propensas a trair a partir dos 40 anos, quando os filhos já estão crescidos.
  •  
     
    tedio-no-casamento
     

    O que leva a traição e infidelidade?

     
    O que mais contribui para a traição acontecer é a falta de afeto. O sexo ainda pode durar por certo tempo. Mas quando você perde o interesse pela pessoa inteira, nem o sexo segura. O 1o. sintoma é não se beijar mais na boca. O beijo é mais íntimo do que a própria relação. Os motivos que levam a traição e a infidelidade são vários, mas 3 são recorrentes:
     

    1. Aventura

    traicao1A monotonia da relação é a culpada. Com o passar dos anos, o casal deixa de investir na relação, deixam a rotina se instalar. A pessoa se sente, de modo geral, insatisfeita, com vontade de dar uma guinada na vida. É esse desejo de mudança que, muitas vezes, abre espaço para o surgimento de um novo romance.
     
     

    2. Autoafirmação

    infidelidade2A baixa estima é a propulsora. Num relacionamento longo, as pessoas deixam de se sentir desejadas, as coisas são feitas meio que no automático. Quando se sentem desejadas por outras pessoas, acabam vivendo uma aventura para alimentar o ego.
     
     

    3. Descompasso

    Rotina-do-Sexo-no-CasamentoQuando um quer mais do que o outro pode dar. Um quer mais sexo, o outro quer mais romance, um quer mais adrenalina e o outro quer mais atenção. Aí fica mais fácil se ver em uma situação onde a “carência” parece preenchida através de um caso amoroso.
     
     
     
     
    divorcio
     

    Consequências da infidelidade

     

  • As principais consequências da traição são a quebra do vínculo de confiança entre o casal e a desestruturação na referência de vida, especialmente quando a relação tem vários anos.
  • depressão-pos-traicao

  • A descoberta da infidelidade pode ser uma das mais sofríveis e devastadoras vivências. A constatação da deslealdade no relacionamento causa um desencanto muitas vezes definitivo.
  • Especialistas recomendam que a pessoa que enfrenta uma infidelidade, espere passar a raiva, que é a primeira reação das vítimas desse problema, antes de decidir sobre qualquer coisa. É preciso conversar depois que a cabeça estiver fria.
  • retomando-o-casamento

  • Para se manter a relação, o parceiro infiel deve ter consciência de que a desconfiança e o ciúme são preços que terá que pagar pelo deslize. A vítima tende a ter um controle maior sobre o parceiro que traiu. E carregará a sensação de que deixou a infidelidade acontecer. Sem culpas, deve entender sua parcela de responsabilidade.
  • Com vontade é possível resgatar o vínculo, os dois devem estar comprometido com isso.
  •  
     

     

  • Leia Etapas de um relacionamento.
  • Relacionamentos demandam investimentos por toda a vida.
  • Reflita sobre o que te incomoda no relacionamento e tente solucionar.
  • Infidelidade não é solução para problema nenhum.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana