Uma história de superação

História única, que nos passa a dimensão da superação e da força do querer. Judith Brito nos apresenta Leide Moreira. Prepare-se para se emocionar.
 
 

ELA

 
Leide-Moreira-2004Dia desses, fui convidada a ir à casa de Leide Moreira, mãe de uma amiga. Poderia ter sido apenas mais um encontro social, como tantos, mas foi uma lição de vida. Nascida em 1948, na cidade de Franca, Leide teve uma vida interessante, mas relativamente comum: graduou-se em Direito, casou-se, teve três filhos e trabalhou muitos anos como advogada; depois, como consultora de marketing cultural.
Quando pretendia se aposentar, em 2004, aos 56 anos, começou a sentir os primeiros sintomas do que viria a ser diagnosticado como Esclerose Lateral Amiotrófica (E.L.A.). Trata-se de doença degenerativa, causadora da gradual paralisação de células nervosas, que perdem a capacidade de transmissão de impulsos nervosos. Um ano depois dos primeiros sintomas, a mãe de minha amiga conseguia mover apenas o globo ocular.
 

Leide-Moreira-atual

Foto de Vania Toledo

Prisioneira em seu próprio corpo, Leide poderia ter simplesmente entregue a vida às suas cuidadoras e familiares. Mas sua inteligência e talento se impuseram: resgatou antigos poemas guardados, e escreveu outros, que resultaram em dois livros publicados: “Letras da Minha Emoção”, em 2006, e “Poesias para me Sentir Viva”, em 2008. Vários poemas foram musicados (vídeos estão disponíveis no youtube).
 
 
 
Leide-Moreira-olho

Foto de Vania Toledo

Para se comunicar e também para escrever seus poemas, Leide precisa usar uma tabela visual, composta por colunas e linhas contendo letras e números, ou ainda palavras e expressões mais usadas no dia a dia. Alguém (uma cuidadora ou familiar) exibe a ela a tabela e indica cada linha ou coluna, para que Leide sinalize com os olhos qual a combinação desejada, até completar palavras e frases.
 
Leide ganhou prêmios com seus escritos mas, mais importante que isso, não se conformou ao imobilismo que a vida lhe reservou. Agora, prepara o lançamento do terceiro livro, previsto para agosto. Enquanto a nova obra não chega, partilho os versos de um poema de seu último livro:
 
 

A minha janela

 
Pela janela eu olhei
A noite jogar seu manto
Eu quis chorar e chorei
A noite não viu meu pranto
Pela janela eu olhei
A lua surgir radiante
Que maravilha pensei
Queria morrer nesse instante
 
Pela janela eu olhei
O dia amanhecer
Que dia lindo avistei
Preciso adormecer


 

Leide Moreira

 
Comovente a história de Leide Moreira, sem nenhum movimento e consequentemente, sem forma de comunicação, a família foi em busca de alternativas. “Meus filhos encontraram a tabela na internet. Testamos e levei um susto porque logo funcionou. Fiquei feliz em me comunicar”, se expressa Leide Moreira. Questionada sobre a motivação em escrever ela simplesmente responde – “Escrevo para me sentir viva.” A escritora já publicou 3 livros, que foram produzidos de forma independente.
 

  • “Não espere de mim apenas poesias”,livro-3-de-Leide-Moreira será lançado em 27/08/2015, no auditório do Jornal Folha de S.Paulo, com patrocínio da Área de Doenças Raras da Pfizer e pela Casa Hunter (Associação Brasileira dos Portadores da Doença de Hunter e Outras Doenças Raras) e conta com o apoio da AbrELA (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica) e da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa).

  •  
    Livros-Leide-Moreira

  • “Letras da minha emoção”, o 1o livro, lançado em 2006, foi uma produção caseira e está esgotado.
  • “Poesias para me sentir viva”, de 2008, foi produzido através da Lei Rouanet, com patrocínio do Bradesco Vida e Previdência.
  •  
     
     
     

    Judith Brito

     
    judith britoJudith Brito tem 57 anos, nasceu em Itatiba, São Paulo. É autora dos livros “Mãe é Mãe” (Publifolha), “Ah! O amor” (Publifolha), “A metade ideal” (Sá Editora) e “Causos Itatibenses” (Tuva Editora).
     
     

     

  • Leia um momento de reflexão.
  • Histórias como essa é que nos fazem ir em frente.
  • Viva o aqui e agora e você aproveitará realmente a vida.
  • Judith e Leide nos mostram o verdadeiro valor da vida.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana