Uma viagem diferente – Istanbul

Istanbul é uma das cidades mais antigas do mundo, é uma verdadeira viagem no tempo. Há indícios de assentamentos desde 6 500 a.C. Com mais de 2.500 anos de história, Istanbul foi a capital dos impérios Romano, Bizantino e Otomano. Tornou-se Bizâncio, em 667 a.C., Constantinopla, a capital do Império Romano do Oriente, em 408 d.C. e Istanbul, somente em 1930. Istanbul é uma cidade de negócios, cosmopolita, moderna, que mescla o novo e o antigo, com toda a infraestrutura turística, banhada pelo Bósforo e com o pôr-do-sol mais encantador do mundo. Em uma palavra – INESQUECÍVEL.
 
 
stanbul-cidade-transcontinental
 

Istanbul e sua dimensão

 
Istanbul é a maior cidade da Turquia, sendo o centro econômico, cultural e histórico do país. Istambul é também uma cidade transcontinental, situada na Europa, onde se encontra a porção comercial e histórica da cidade, e na Ásia, onde vive cerca de um 1/3 de sua população. Istanbul também é a maior aglomeração urbana da Europa e do Oriente Médio, e já é a 5a. maior cidade do mundo.
 
 
Istanbul-vista-do-Bosforo
 

Como conhecer a cidade

 
Istanbul é dividida em praticamente 4 regiões principais, a saber:
 

Sultanhamet

É a cidade antiga e histórica de Istanbul, o nome do bairro foi uma homenagem ao Sultão Ahmet I, que construiu a Mesquita Azul. Nesta região você encontra a maioria dos principais pontos turísticos – Aya Sofia, Mesquita Azul, Cisterna da Basílica, Hipodromo entre outras menores.

Passeios

hagia-sophia-museumAya Sofia ou Hagia Sophia é um dos museus mais visitados e monumentos mais importantes do mundo em termos de arte e história da arquitetura. O atual “Aya Sofia” é a terceira construção, feita em um estilo arquitetônico diferente. Aya Sofia foi uma basílica por 916 anos, mas depois da conquista de Istambul por Fatih Sultan Mehmed, foi convertido em mesquita e assim foi usada por mais 482 anos. Em 1935, Aya Sofia se transformou em museu.
 
mesquita-azul-istanbulMesquita Azul ou Sultanahmet Camii em turco, fica em frente ao museu Aya Sofia. A mesquita foi construída entre 1609 e 1616, e é a única com 6 minaretes em Istanbul. A mesquita foi revestida com azulejos azuis e possui ricos vitrais também do mesmo tom, daí o seu “apelido”. Não há figuras no interior da Mesquita pois os muçulmanos não cultuam imagens.
 
cisterna-da-basilica-istanbulCisterna da Basílica – Yerebatan Sarnici, é uma obra majestosas como quase tudo em Istanbul. Esta cisterna subterrânea gigantesca construída durante o reinado do Imperador Justiniano I (527-565) foi chamada Palácio Submergido pelas pessoas, devido seu aspecto de inúmeras colunas de mármore indo do chão ao teto, dentro d’água. Temendo o cerco da cidade, o Imperador Justiniano ordenou que uma construção imensa fosse feita para estocar água e abastecer a cidade, mesmo sendo Constantinopla servida por um aqueduto na época. Com uma área de 9.800 m2 e capacidade para armazenar por volta de 100.000 toneladas de água. Algumas bases das colunas tem a cabeça de Medusa esculpidas, sendo que algumas foram colocadas de cabeça para baixo.
 
coluna-serpentina-e-coluna-egipcia-istanbulHipodromo de Constantinopla – era o ponto de encontro e coração da vida política e social da cidade de Constantinopla, onde aconteciam desfiles, corridas e outros eventos. Os cruzados destruíram o Hipodromo, em 1204 e após a construção da Mesquita Azul, o hipodromo perdeu sua popularidade e o seu nome foi alterado para At Meydani (Praça dos Cavalos), onde os otomanos treinavam os seus cavalos. O espaço hoje é apenas uma praça. localizada em frente à Mesquita Azul. Alguns monumentos do antigo hipodromo ainda permanecem intactos.
Obelisco de Constantino – também conhecido como obelisco murado, foi erguido no lado sul do Hipódromo, com blocos de pedras, não se sabe a data de sua construção, apenas que foi restaurado por Constantino no século X.
hipodromo-de-ConstantinoplaObelisco Egípcio – trazido de Luxor, onde havia sido erguido em 1490 a.C., pelo faraó Tutmés III.
Coluna Serpentina – coluna de bronze, composta por 3 serpentes entrelaçadas, costumava ser a base de um caldeirão, com três cabeças de serpentes. A coluna foi feita pelos Gregos e ficou no templo de Apolo em Delfos. Foi trazida a Istanbul pelo imperador Constantino em 324 d.C..
 
Istanbul-fonte-alema-hipodromoFonte Alemã – é uma fonte com cúpula localizada na entrada do Hipódromo. O imperador alemão Guilherme II tinha oferecido esta para o Sultão Abdulhamid II como um presente tanto para ele como para a cidade. Foi colocada no Hipódromo, em 1898, contrastando com os antigos monumentos que a rodeavam. O chafariz tem uma forma octogonal e foi desenhado de acordo com a estética bizantina.
 
 

Eminönü

Onde se encontra o Gran Bazar, em turco, Kapalıçarşı. É certamente o maior e mais antigo mercado do mundo em funcionamento, aberto desde 1461.

Passeios

gran-bazar-entrada-istanbulGran Bazar ele tem mais de 60 ruas e cerca de 5 mil lojas, atraindo milhares de visitantes todos os dias. O complexo abriga não só lojas de comércio, mas também casas de câmbio, duas mesquitas, fontes de água, delegacia, cafés e restaurantes, entre outros tipos de estabelecimentos. As lojas do bazar vendem de tudo. Muitas luminárias, cerâmicas, tapetes, especiarias, joias, roupas típicas e tecidos, mas você também vai encontrar lojas de souvenir, artigos de decoração, perfumes, acessórios, roupas e calçados (incluindo falsificações das marcas mais populares do mundo) e muito mais. Existem corredores especializados por categoria.grand-bazaar-interno-Istanbul A abordagem dos vendedores pode incomodar algumas pessoas, mas é preciso ser tolerante. Eles tentam fazer de tudo para deixar os clientes bem à vontade. Muitos vendedores sabem se virar bem no inglês básico e alguns deles até arriscam palavras em português para chamar atenção dos consumidores brasileiros. Aliás, os turcos adoram os brasileiros e ficam muito animados com a nossa presença nas lojas.
 
mercado-de-especiarias-istanbulBazar das Especiarias é outro bazar muito famoso em Istambul, também conhecido como Mercado Egípcio ou Mısır Çarşıs em turco. Localizado próximo à Ponte de Gálata e em frente à Mesquita Nova, este bazar é muito pequeno se comparado ao Gran Bazar, já que ele possui apenas dois corredores e cerca de 100 lojas. Apesar disso, merece ser visitado pois é muito interessante. Aqui vendem temperos, condimentos e especiarias, além de sementes, castanhas, frutas secas, entre outros. É um festival de cores, sabores e aromas que dominam o ambiente e tornam a visita um passeio muito agradável.
 
 

Sarayburnu

Aqui fica o Palácio Topkapi, que está numa posição estratégica de fácil acesso a porção européia e a asiática de Istambul. É praticamente uma cidade dentro da cidade.

Passeios

<palacio_topkapi_istanbulPalácio Topkapi é um famoso museu. Formado por um complexo enorme de edifícios que cobrem 700 mil m2. Composto por grandes pátios, harém do sultão e pelo palácio. É como uma cidade dentro da cidade de Istambul. Foi fortificado com um muro de 2 km de comprimento do lado do mar que data da época bizantina, enquanto os turcos construíram um outro muro de 1,4 km para o lado do continente. Foi construído em 1467 e o sultão Mehmet , usou-o como residência devido à conveniência de sua localização.
O Palácio é realmente lindo com os trabalhos de mosaicos, marchetaria e vitrais. Além de azulejos pintados a mão, obras de arte e a exposição das jóias que restaram após as invasões dos Cruzados.
 

Beyoğlu

Um dos lugares mais gostosos de andar sem rumo em Istambul. O distrito fica numa “península” entre o Chifre de Ouro e o Estreito de Bósforo. Setor mais moderno da cidade, onde fica a praça Taksin, a rua Istiklal Caddesi e o funicular. Bem próximo fica o bairro de Gálata.

Passeios

praça-taksim-istanbul Taksim meydani é uma grande praça e a mais famosa da cidade. Numa região bem central e movimentada, com estação de metrô, hotéis, restaurantes, onde acontecem manifestações e encontros populares.
 
 
 
 
Istiklal-caddesi-istanbulIstiklal Caddesi é a famosa rua de pedestres, super movimentada de dia pelo comércio e a noite pelos restaurantes e cafés. Tem o funicular (bondinho elétrico), lojas mais populares, doceiras, restaurantes e a igreja de Santo Antônio, a maior de Istambul. É onde se encontram as embaixadas da Suécia, Dinamarca, França e Rússia. A rua termina na praça Taksim.
 
 

3 Dicas para aproveitar melhor o passeio

 
Istanbul é realmente uma cidade muito grande e você precisa se planejar para conhecer os principais pontos da cidade, reserve no mínimo 4 dias.
passeio-barco-bosforo-em-istambulPlanos – para otimizar seu tempo e dinheiro, uma vez que o trânsito é pesado, faça pelo menos 3 roteiros, um a pé, o que funciona bem para Sultanhamet, um de barco pelo Bósforo e um com o ônibus de turismo de 2 andares – o Hop on, Hop off – que já indiquei em muitos posts. Assim você consegue abranger melhor a cidade.
 
 

passeios_istanbulRoteiros – Sultanhamet decididamente deve ser feito a pé. Apesar de ser uma cidade com muitas ladeiras, tudo vale a pena e andando você aproveita melhor, já que os principais pontos turísticos são bem próximos um do outro. O passeio de barco pelo Bósforo é imperdível e dá uma dimensão do que é Istanbul vista do mar, além de parar em pontos que dificilmente você conheceria. Enfim o hop on hop off, o ônibus de 2 andares., com ele você se locomove conhecendo a cidade por todo o caminho, visita o lado asiático e pode descer nos pontos turísticos que interessam e voltar com ele de onde partiu.
 
mulheres-visitando-mesquitas-trajeTrajes – apesar de ser um país laico, a população em sua maioria é muçulmana, sugiro respeitar os costumes. Apesar do calor absurdo no verão, evite vestidos e shorts muito curtos e blusas decotadas demais. Leve sempre com você 2 lenços/echarpes, para que possa se cobrir nas visitas a mesquitas, igrejas e locais sagrados. Caso contrário você terá que se sujeitar a “burcas” emprestadas ou perderá o passeio.
 
doces-turcos-istanbulComidas – em sua viagem você verá que Istanbul é farta na oferta de comidas, tanto em quantidade quanto em diversidade. Cozinhas internacionais marcam suas presenças, sem falar na cozinha típica turca. Os doces são deliciosos, variados e l-i-n-d-o-s. Não perca o sorvete, é tudo de bom, meu predileto é o de Murberry da Mado.
 
 
cenas-de-istanbulGeral – os turcos são muito amáveis, tentam ajudar em tudo, mesmo não entendendo o português eles lançam mão da mímica, de um pouco de inglês, espanhol e até de português para agradar. São capazes de te acompanhar para garantir que entendeu as indicações. A moeda é a Lira Turca e tem uma cotação parecida com a do Real X o dólar americano. Os preços são convidativos, para compras de roupas e calçados, artesanato, souvenirs e comida. Não deixe de ir a um show de danças típicas e também ao Hamam – o tradicional banho turco.
 
 

 

  • Leia garantindo sua viagem.
  • Istanbul é tudo de bom, vale muito a pena.
  • Viagem é um investimento pessoal, alimenta a alma, traz cultura e nos permite ter a dimensão do mundo.
  • Aguardem mais posts sobre Istanbul.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana