Verão – 5 dicas para aproveitar o sol

Ele já foi considerado um grande vilão. Mas na verdade foi injustiçado. O sol, com toda a sua energia e calor, é nosso aliado. Precisamos apenas saber como aproveitá-lo melhor e nos proteger adequadamente.
 
 
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O Sol

 

Prós

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  • O hábito de tomar sol alguns minutos por dia é muito bom para a saúde, estudos mostram que melhora a imunidade e ajuda a prevenir doenças.
  • A vitamina D, que mantém os ossos fortes, é sintetizada pelo nosso corpo com a ajuda do sol. A absorção de cálcio e fósforo também depende do sol.
  • O sol é um excelente agente de sanitização superficial, pois os raios ultravioletas eliminam os micro-organismos da superfície exposta. A entrada da luz solar nos cômodos, ajuda a manter o ambiente sem umidade e livre de fungos.
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    Contras

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  • O excesso de sol pode causar danos.
  • A pele, sem os cuidados necessários, pode sofrer de envelhecimento precoce, câncer de pele, manchas, queimaduras e rugas.
  • Até mesmo os ambientes muito expostos ao sol, tendem a ter os móveis, pisos e pinturas desgastados.
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    5 dicas para aproveitar o sol

     
    Parece bobagem, mas a longo prazo, nosso corpo se ressente dos excessos. Mantenha os cuidados necessários, eles garantirão sua saúde, bem estar e beleza por muitos anos.
     
     
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    1. Protegendo a sua pele

     
    protegendo-a-pele-do-solUse protetor solar todos os dias, mesmo em dias nublados ao sol. O rosto necessita de proteção redobrada.

  • Procure não se expor ao sol, entre 10h e 16h, pois nesse período é maior a emissão de raios UV, prejudiciais à saúde.
  • A melanina é uma espécie de proteção natural a radiação solar. Logo, o bronzeamento é um indicativo de danos sofridos pela pele.
  • Para um bronzeado bonito e saudável, o ideal é ter cautela e paciência. A exposição ao sol deve ser de, no máximo, 30 minutos por dia e antes das 10h ou depois das 16h.
  • Para passeios ao ar livre, aplique protetor solar nas partes que ficarão expostas, com 30 minutos de antecdência. Redobre o cuidado com rosto, pescoço, colo e mãos. Reaplique o protetor solar a cada 2 horas. Use sempre chapéu ou boné e óculos escuros.
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    2. Cuidando dos olhos

     
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  • O excesso de luminosidade e a radiação UV afetam os olhos, causando problemas de visão comoceratite, pterígio, presbiopia precoce, catarata e degeneração macular.
  • Pessoas expostas a radiação UV, em situações que provocam grandes reflexos de raios solares, como neve, mar, lagos e rios, são muito susceptíveis a inflamação da córnea causada pela luz.
  • O uso de óculos escuros com proteção para raios UV deve ser diário, mesmo em dias nublados, pois a radiação UV está presente, ultrapassando as nuvens e agredindo os nossos olhos.
  • Quanto mais claros os olhos e a pele, menor é a tolerância à radiação.
  • Chapéus e bonés são importantes para minimizar a luminosidade e proteger de reflexos.
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    3. Blindando os cabelos

     
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  • No verão, ocorre uma dilatação dos fios e as cutículas ficam abertas, absorvendo mais resíduos de produtos, cloro e sal, além de perderem substâncias como proteínas e água, tornando-se mais quebradiços e ressecados.
  • Use produtos com proteção solar UV. Shampoos, condicionadores, cremes para pentear e outros estão disponíveis em farmácias e lojas especializadas.
  • Use sempre chapéu, bonés e lenços como barreira física, protegendo os fios.
  • O filtro solar capilar normalmente contém os mesmo ativos dos protetores para a pele, essas substâncias absorvem ou refletem a radiação ultravioleta diminuindo sua incidência no fio. Porém os ativos que filtram a radiação não agem contra os danos do sal e do cloro.
  • Escolha um leave-in com filtro solar, espalhe pelos fios, na extensão dele, sempre a uma distância mínima de 5 cm da raiz. O produto protejará os fios do sol, da água do mar e do cloro de piscinas.
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    4. Hidratando o corpo

     
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  • No verão, com o aumento da temperatura, nosso corpo perde mais líquido – por meio do suor – e nossa necessidade de repor água, vitaminas e sais é bem maior.
  • A sede já é um sinal de que o nosso corpo está desidratado e, possivelmente, com o funcionamento das células e dos órgãos prejudicado.
  • Não espere sentir sede, beba água, chás (sem açucar) e sucos naturais regularmente. Consuma no mínimo 2 litros por dia.
  • Fracione as refeições em porções menores. Abuse das saladas e das frutas. Faça sanduíches leves, sem maionese, molhos e queijos gordurosos.
  • Frutas e verduras, possuem maior quantidade de água, são mais refrescantes e fáceis de ser digeridas. As mais indicadas são: abacaxi, melão, melancia, laranja, pêssego, uva e coco verde, em razão do alto teor de líquidos e da capacidade de repor eletrólitos (principalmente sódio e potássio).
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    5. Vestindo frescor

     
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  • Prefira cores claras, principalmente o branco e o “off white”, pois refletem o sol, amenizando o calor.
  • O algodão, o linho, a cambraia e a seda estão entre os tecidos mais leves e confortáveis para se usar em dias quentes.
  • Aproveite para usar vestidos e saias, deixando circular o ar pelo corpo e evitando regiões abafadas.
  • Use peças confortáveis, deixe as roupas muito justas de lado, elas prejudicam a circulação.
  • Escolha calçados confortáveis. Eles devem ser abertos para permitir a transpiração do pé. Os saltos devem ser de médios para baixos. O pé tende a inchar no verão.
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  • Leia Cabelo – 5 dicas para o verão.
  • Aproveite o verão, mas não se descuide de você.
  • É obrigatório protetor solar, óculos escuros e chapéu para sair de casa.
  • Água, muita água para manter a forma e a saúde.
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