Vó e Vô – doces palavras

A verdade é que todos nós, quando pensamos em avós, imaginamos um casal de velhinhos, ela tricotando na cadeira de balanço e ele sentado na poltrona lendo jornal, essa imagem povoou o imaginário de várias gerações. Porém, atualmente, a maioria dos avós não tem disponibilidade para acompanhar com frequência os netos. Com uma vida profissional ativa, os avós dedicam a maior parte dos seus dias ao trabalho. Mas isto não compromete a relação, mesmo sem a convivência diária, os avós podem e devem ter um papel ativo na vida dos netos.
 
 
avos-pais-em-dobre
 

Pais em dobro?

 
O velho ditado “ser vó é ser mãe duas vezes” mostra que quando os pais se tornam avós, é como eles ganhassem o título de doutores em filhos. Com a chegada dos netos, eles percebem que a experiência é tudo. A ansiedade cede espaço para a paciência e a insegurança para a flexibilidade. E como desta vez não são os responsáveis por educar, fazem todos os gostos das crianças. Conseguem manter um relacionamento mais leve e divertido. Conversam, ensinam, compartilham momentos, e muito mais.
Longe da vista, longe do coração? Com as crianças pode ser assim mesmo, por isso, ter um papel ativo na vida dos netos é importante. No caso dos avós que estão longe, uma conexão com imagem, diária ou semanal, mensagens, presentes especiais, feitos especialmente para eles pode estreitar o relacionamento entre as gerações, aumentando a sensação de presença e o fortalecimento dos laços familiares.
 
 
conflito-avos-e-pais-pela-crianca
 

Conflito entre pais e avós

 
Os filhos se tornaram pais, com isso vem o peso da ansiedade, da insegurança e da responsabilidade. Quem nunca ouviu os pais alegando que os avós estão ‘mimando’ demais a criança ou os censurando, pois fazem todas as vontades dos netos? É muito difícil conseguir a harmonia familiar quando 2 gerações educam de formas conflitantes. Os avós não devem interferir na educação que os seus filhos acham mais conveniente. Conselho não é regra e o diálogo aberto entre avós e pais é imprescindível.
 
 
avos-e-netos
 

Os benefícios

 

Para os netos

beneficios-relacao-avos-e-netosProteção e amor: Proporcionar muito carinho, amor e atenção. Dessa forma, com o carinho dos mais velhos, as crianças sentem-se mais protegidos das mudanças que enfrentarão com o crescimento.
Personalidade: Fortalecer os vínculos afetivos e familiares ajuda na formação da personalidade.
Respeito: A convivência com os avós faz com que a criança entenda como é ser mais velha e, diante disso, aprenda a respeitá-los, aceitando suas diferenças e a entendendo suas limitações.
 

Para os avós

avos-jogando-video-gameSatisfação: A convivência com os netos ajuda a prevenir a depressão nas 2 gerações. Para os avós, a criança representa um tempo de renovação que lhe aproxima da juventude e a se sentirem úteis e importantes.
Ativos: A convivência com a criança estimula o idoso a realizar atividades que exijam mais movimentação, como brincar no parque, passear no shopping, entre outros.
Aprendizado: Os netos ensinam as particularidades da sociedade moderna. Como novas ferramentas tecnológicas, vestimentas, comportamentos, entre outros fatores.
 
 

 

  • Leia fases da vida.
  • Ser avó é poder corrigir os erros cometidos com os filhos.
  • Aproveite todas as fases dos netos participando de sua vida.
  • Converse com os pais e esteja a disposição para ajudar.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana