Vovós por Judith Brito

É com grande prazer que anuncio, mais uma vez, Judith Brito, e os seus maravilhosos textos, a nos prestigiar.
 
 

Vovós

 
cecilia-meireles-grande-escritora Sim, podem me acusar de preconceituosa. Nada grave, mas devo confessar que sou suscetível à idade do autor dos textos que leio. O aprendizado e a experiência mudam nossa cabeça, do romantismo adolescente ao pragmatismo da maturidade. Por isso, quando deparo com um texto escrito por alguém mais velho, dou previamente mais crédito, e às vezes me decepciono. Da mesma forma, se o autor é mais novo, inicio a leitura com um pé atrás – e já tive boas surpresas.
 
sabios-cheios-sabedoria- Para os neurocientistas, a sabedoria tem mesmo correlação com a idade e a experiência. O aprendizado prático acumulado ao longo da vida sedimenta conhecimentos, simplificando assuntos complicados na juventude, e permitindo, na velhice, julgamentos equilibrados e com bom senso. Assim, os “antigos” podem enfrentar problemas com soluções mais prontas e mais rápidas.
 
demencia-senil-falando-com-girafas Claro, trata-se apenas de uma de tendência. Há pessoas que passam pela vida sem registrar grandes avanços no aprendizado, de forma que apenas reforçam teimosamente seus preconceitos. Outra questão relevante nesse processo é o paradoxo da “pororoca etária”: justamente quando a sabedoria é maior, também avança o declínio mental, com a decadência neurológica que traz lapsos, esquecimentos e algumas doenças senis menos ou mais graves. O auge dos benefícios dessa confluência ocorre em torno dos cinquenta anos, mas alguns seguem aprimorando suas habilidades – escritores, por exemplo – e conseguem produzir suas obras primas em idade mais avançada.
 
manada-de-cavalos Interessante como outras espécies animais parecem seguir o mesmo padrão. Lembro-me de ter lido, há muito tempo, o livro “O homem que ouve cavalos”, do norte-americano Monty Roberts. Desde criança, o autor caçava cavalos selvagens e amestrava-os. Observando manadas selvagens em seu ambiente natural, nas pradarias da Califórnia, aprendeu os códigos equinos de comunicação e comportamento, e criou um método de adestramento sem violência, a partir do “diálogo” com os animais. Num trecho do livro, Roberts mostra como, numa manada, o papel de educar os potros, manter a ordem social e definir os rumos do grupo cabia à égua mais velha, a quem os demais respeitavam.
 
grupo-de-orcasRecentemente, li sobre outra descoberta que reitera esse padrão: experiências com grupos de orcas no Pacífico Norte revelaram que geralmente as fêmeas mais velhas lideram os grupos em busca de comida, em especial quando há falta de alimentos. Tais comportamentos sugerem que a motivação maior dos seres vivos – a preservação da vida -, em alguns casos não inclui apenas os esforços dos pais (em especial das mães), mas também das vovós.
 
Vovó-e-seu-neto Bem, finalmente abrindo o jogo: no fundo, todo esse blá-blá-blá tem como finalidade justificar ao meu filho e à minha nora por que a vovó vai, sim, continuar num grude só com o Felipe…
 
 
 
 
 
 

A escritora

 
judith britoJudith Brito tem 57 anos, nasceu em Itatiba, São Paulo. É autora dos livros “Mãe é Mãe” (Publifolha), “Ah! O amor” (Publifolha), “A metade ideal” (Sá Editora) e “Causos Itatibenses” (Tuva Editora).
 
 

 

  • Leia Samba da fada doida por Judith Brito.
  • Tudo para convencer que a avó é a melhor companhia para o bebê.
  • O respeito pelos mais velhos deve ser ensinado desde o nascimento.
  • Os pais deveriam aproveitar melhor a sapiência dos avós para criarem os filhos.
  • Comentários

    Seja Exclusiva
    Receba nossas publicações em primeira mão, cadastre seu email no campo abaixo:

    FECHAR
    Web Design MymensinghPremium WordPress ThemesWeb Development

    E as férias estão chegando…

    festas-de-fim-de-anoNovembro passa tão rápido que quando dermos conta, já será Natal! Pensando em facilitar a vida neste período intenso e corrido, nós aqui na casa da Ana, publicaremos desde dicas para deixar a casa pronta para a grande ceia de Natal e Revellon até como ter as férias sonhadas. Estamos a praticamente 60 dias de 2016!!! Comecem a contagem regressiva...

    Melhor tomar um refresco…

    sombra-e-agua-frescaBem vinda Primavera!!! Mas fala sério, que calor foi esse? Uma amostra do verão em pleno início de primavera. Mas vale para nos prepararmos para o verão. Vem aqui, entre e veja as nossas dicas para o verão e também para a viagem tão esperada e sem gastar muito! verao-sol-e-mar

    Bem vindo na casa da Ana

    na-casa-da-ana-logoQue bom que você veio! Quando nos mudamos para uma casa nova, aos poucos, vamos dando a nossa cara aos ambientes e deixando a casa mais aconchegante e com o nosso jeito... Aqui não é diferente! Na casa da Ana completou 3 meses e já estamos com uma sala de visita nova. Estreamos o cantinho direito com a nova seção "Café com a Ana", assim poderei me sentir mais próxima de vocês e também receber algumas visitas. Adorei a sua companhia, venha sempre!!! Bjs Ana